Café Orfeu: qualidade internacional ao alcance de todos
Seguindo a tendência da democratização dos produtos de luxo, o Café Orfeu é exemplo de qualidade máxima acessível a todas as classes
São Paulo, 06 de fevereiro de 2009 – Com o achatamento da pirâmide sócio-econômica e o aumento da classe média brasileira, os produtos e serviços voltados ao mercado luxuoso estão expandindo suas atividades também para outros públicos, que agora também exigem qualidade e exclusividade em seu dia-a-dia.
Um grande exemplo dessa ‘massificação do luxo’ é o Café Orfeu. O café especial gourmet, feito com os melhores grãos de arábica, pode ser encontrado na casa de brasileiros de classe média que fazem questão de uma bebida de qualidade, com reconhecimento internacional.
Antes voltado apenas para a exportação, o Café Orfeu sentiu a necessidade de ofertar seu produto também para o consumidor nacional: “Nossa produção de café especial era integralmente vendida a outros países, como Inglaterra, Itália e Suíça. Pensamos que o Brasil também deveria ter a oportunidade de consumir algo que antes não tinha acesso”, diz José Renato Gonçalves Dias, diretor da Fazenda Sertãozinho, produtora do Café Orfeu. Atualmente, 25% do café especial produzido pela Sertãozinho têm como destino o mercado brasileiro.
Alinhado a essa grande tendência, outros produtos segmentados para o público AB também vêm sendo procurados por quem opta por pagar um pouco mais para consumir o que o mercado tem de melhor para oferecer. Para Ana Cecília Gonçalves Dias, diretora de marketing da Café Orfeu, produtos considerados objetos de desejos são pequenos deleites que podem e devem ser apreciados: “Saborear uma bebida de primeira linha, de qualidade internacional ao invés de outro produto mais barato, comoditizado, faz toda a diferença. O momento do cafezinho se torna interessante e prazeroso. É uma experiência de consumo que as pessoas devem valorizar e se permitir”, aponta Ana Cecília.
A executiva defende que presentear-se com pequenos luxos é algo extremamente importante e pode acontecer diariamente: “Ao contrário do que se pensava antes, transformar hábitos cotidianos em rituais e se consentir o direito de consumir produtos Premium deixam de ser supérfluos para serem primordiais para a qualidade de vida”, conclui.
Sobre o Café Orfeu
O Café Orfeu é um produto criado especialmente para atender o público brasileiro, resultado de um blend com os melhores lotes de café arábica da Fazenda Sertãozinho. Localizada em Botelhos (região sul de Minas Gerais), a Fazenda Sertãozinho foi a primeira produtora de café do mundo a obter a certificação ISO 9001:2000 de qualidade total. Seus processos de rastreabilidade e controle de plantio permitem ao Café Orfeu oferecer um produto estável, com qualidade constante.