Café Orfeu é eleito o melhor bourbon do Brasil

25/05 10:15 –

25 de maio de 2006 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: Jornal do Estado - PR












O café especial da variedade Bourbon produzido pela Fazenda Sertãozinho, de Botelhos, região do Sul de Minas, conquistou a primeira colocação no 3o Concurso de Cafés Naturais do Brasil – Late Harvest, safra 2005/2006, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês). O ranking dos dez primeiros colocados, entre os 24 finalistas aprovados para esta etapa internacional, foi feito no último sábado (20) em Berna, na Suíça.


O júri internacional, presidido pelo provador e conselheiro da BSCA Sílvio Leite, reuniu-se durante o 5o World Speciality Coffee Conference & Exhibition, promovido pela SCAE – Specialty Coffee Association of Europe. Os cafés finalistas serão leiloados, via internet, em data a ser agendada.


Os cafés naturais são aqueles secos lentamente ao sol, num processo que permite a migração de açúcares da polpa para o grão, resultando em uma bebida mais encorpada, indicada principalmente como base de um blend para expresso. São cafés que, colhidos em média seis meses antes, de acordo com o pico de maturação de cada região, apresentam a partir do primeiro trimestre de cada ano o seu potencial de qualidade total, já que o processamento natural exige um período maior de repouso dos grãos.


Na fazenda Sertãozinho, toda a produção de café é colhida manual e artesanalmente, numa opção que faz parte da filosofia desta propriedade, que aposta em produtos especiais, de maior valor agregado. A fazenda ocupa 1,3 mil hectares, sendo que 430 são ocupados por 1,3 milhão de pés de café.


Segundo José Renato Gonçalves Dias, diretor da Sertãozinho, 70% da produção de café da fazenda, estimada entre 14 mil e 15 mil sacas nesta safra 2006/07, são exportados. Em 1995, o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, comprou a fazenda.


Em maio de 2005, a Sertãozinho abriu uma torrefadora, batizada de Café Orfeu, com a proposta de produzir café torrado e moído somente com grãos especiais, que representam cerca de 30% de toda a safra colhida na fazenda. Por isso, o Café Orfeu possui três certificados internacionais (Utz Kapeh, EuroGap e da Associação Brasileira de Cafés Especiais) e a própria fazenda possui a ISO 9001, desde 2000.


A produção de grãos para café expresso e sachês do Café Orfeu é distribuída em restaurantes, hotéis e cafeterias do Sudeste e do Sul do país, além de algumas capitais do Nordeste. Em Curitiba, o restaurante Oli Gastronomia, da chef Geraldine Miraglia, oferece o Café Orfeu aos seus clientes e vende o produto em embalagens de 1 kg (em grãos), 250 gramas (moído e embalado à vácuo) e em sachês,


SERVIÇO: Oli Gastronomia (Rua Senador Saraiva, 209 – São Francisco – Curitiba/PR – fone (41) 3016-8696).


Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.