As Olimpíadas de 2008 que ocorrerão em Pequim, na China, poderão transformar a China em importante consumidor de café na região no médio e longo prazo, afirmou o representante da trading Mitsubish Corporation, Takatoshi Tsutsumi
San José, Costa Rica, 16 – As Olimpíadas de 2008 que ocorrerão em Pequim, na China, poderão transformar a China em importante consumidor de café na região no médio e longo prazo, afirmou o representante da trading Mitsubish Corporation, Takatoshi Tsutsumi.
A projeção foi feita na segunda-feira durante o XIX Sintercafe, encontro que reúne a indústria cafeeira em San José, na Costa Rica. Segundo ele, a realização das Olimpíadas no Japão em 1964 e na Coréia do Sul em 1988 ajudou a impulsionar o consumo de café nos dois países. Por isso, ele espera que a tendência se repita na China em 2008 e durante a Feira Mundial em 2010, em Xangai.
“A Coréia do Sul ainda apresenta curva de crescimento (no consumo de café) e a China também terá. Não será rápido, mas virá com o tempo”, afirmou Tsutumi. Além das operações com café, a Mitsubishi lançou recentemente uma venture com mais duas companhias para desenvolver um rede de cafés na China, de acordo com o website da companhia.
Atualmente, a população chinesa – de mais de 1,4 bilhão de chineses – consome aproximadamente 500.000 sacas de 60 kg por ano. A China é considerada um importante mercado para a oferta excedente de café no mercado mundial. As informações são da Dow Jones.