21/10/2014
Bolsa de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica opera em alta na manhã terça-feira (21). No início da sessão houve um movimento de realização de lucros e informações sobre chuvas ainda pairavam sobre a bolsa americana. No entanto, por volta das 10h30 o mercado virou com informações de que a chuva não seria suficiente para aliviar um possível déficit de oferta com os danos causados pela seca.
Por volta das 11h08, o contrato dezembro/14 registrava 199,65 cents de dólar por libra peso com alta de 25 pontos, o março/15 anotava 203,90 cents/lb com valorização de 40 pontos e o maio/15 trabalhava com elevação de 45 pontos cotado a 206,05 cents/lb.
De acordo com o analista de mercado da Maros Corretora, Marcus Magalhães, a bolsa vem precificando a questão climática intensamente. Nas últimas semanas o mercado subiu bastante com a seca, depois caiu com a possibilidade de chuva, afirma.
Entretanto, segundo o analista, os operadores estão atentos aos mapas climáticos e boatos com relação a situação das lavouras cafeeiras no Brasil que seguem afetadas pela seca e que podem reduzir a produção em 2015. A chuva que caiu não foi representativa e nem generalizada, assim não reverteu o esgotamento das plantas que sofrem com a seca desde o início do ano, diz.
Ainda de acordo com Magalhães, a intensa volatilidade registrada nas primeiras horas da sessão representam um mercado em busca de um ponto de equilíbrio.
Segundo Magalhães, na próxima semana há previsão de que as chuvas sejam mais constantes do que as registradas no fim da semana passada.
Na sessão anterior, o mercado registrou baixa com as chuvas registradas em importantes regiões produtoras. Segundo a Commodities Weather Group (CWG) mais de 30% das regiões cafeeiras do Sudeste do Brasil receberam chuvas ao longo das últimas 72 horas.
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas