O café arábica teve mais uma sessão positiva nesta segunda-feira (14) na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US). Depois de registrar quedas no início do dia, os contratos para entrega mais próxima voltaram a subir e fecharam com altas acima dos 360.
Os contratos para entrega em maio fecharam em 204,85 centavos de dólar por libra-peso, com alta de 365 pontos. O vencimento julho fechou em 207,40 cents /libra-peso e dezembro alcançou os 212,05 cents /libra-peso e alta de 395 pontos.
A gravidade da quebra da safra brasileira está cada vez mais evidente para o mercado internacional. Em seu último relatório, a OIC (Organização Internacional do Café) comparou as perdas na safra 2014/15 aos danos registrados em 1975, quando o país teve a geada negra. A organização ressalta que os impactos do atual cenário climático poderão ser ainda piores que os registrados naquele ano.
A trader sul-africana I&M Smith informou hoje que, apesar das chuvas previstas para esta semana no cinturão produtor, o mercado internacional já está consciente de que não existem possibilidades de reverter os danos já causados para esta safra. Ainda assim, essas previsões podem amenizar os ‘ânimos especulativos’ em Nova Iorque e evitar altas mais fortes.