29-01-2015
O café arábica registra cotações em queda neste momento na sessão eletrônica da Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE). O mercado estende as perdas registradas na última sessão. Os contratos com vencimento em março/2015 operam a 166,15 centavos de dólar por libra-peso, desvalorização de 1,55 centavo em relação ao fechamento anterior. Maio/2015 opera a 168,75 centavos de dólar por libra-peso, decréscimo de 1,65 centavo ante o fechamento anterior.
Na sessão de ontem (28), o mercado encerrou as operações com cotações em moderada queda.
O mercado foi afetado por realização de lucros após os ganhos registrados nas duas últimas sessões, particularmente na terça-feira, quando as cotações avançaram 4% diante das preocupações com o clima seco e quente nas principais regiões produtoras do Brasil.
As lavouras de café da zona da mata de Minas Gerais e do Espírito Santo que tiveram menos de 5% do índice normal de chuvas no último mês terão de 25% a 50% da média nos próximos dias, disseram meteorologistas da MDA Weather Services.
O clima adverso permanece como uma grande preocupação para os produtores de café da região e, segundo a MDA, haverá mais danos às expectativas de produtividade uma vez que a pouca umidade afeta o desenvolvimento das cerejas em partes do Brasil, maior produtor e exportador mundial de café.
O norte e o oeste de Minas Gerais, maior estado produtor, permanecem “muito secos”, enquanto que outras regiões devem receber chuvas benéficas.
Fonte: Safras & Mercado