fonte: Cepea

Café nosso de cada dia

Por: Folha do Mate

Neste dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café, e a Folha do Mate dá dicas de onde encontrar essa bebida em Venâncio Aires


por: Lucas Machado

Data: 24/05/2014


O café é uma bebida muito conhecida e apreciada pelos brasileiros. De fato, boa parte da história comercial do Brasil, desde a época colonial, gira em torno do comércio desse grão. Agora com a chegada do inverno há ainda mais forte a apreciação por essa bebida, que aquece em dias frios e dá um ânimo a mais em momentos de cansaço.



No dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café, assim estipulado pela Associação Brasileira da Indústria de Café. A datá simboliza o início da colheira em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e pelas indústrias que, em parceria com o varejo, promovem ações locais com lançamentos de novos produtos e realização de degustações nos pontos de venda.


Café x saúde


Segundo a nutricionista Geane Caetano, o cafezinho, se consumido em média três vezes por dia, ajuda no emagrecimento e ativa a memória, e também é um estimulante.


Porém, se consumido em excesso, o café pode ser prejudicial, impedindo inclusive a absorção de medicamentos. Há estudos para saber se a bebida vicia, mas muitos consomem o café rotineiramente por hábito, como uma forma para começar o dia.



A Folha te ajuda a encontrar um bom café


Venâncio tem várias opções de cafeterias, nas quais é possível encontrar diversas opções de cafés. Além das cafeterias conhecidas, muitos outros lugares preparam saborosos cafés: pequenas padarias, cozinhas de empresas, nas escolas e muitos outros locais. Conheça alguns deles:


República do Café – A primeira cafeteria de Venâncio Aires, funciona há mais de 13 anos. O café expresso é a especialidade da casa, e junto à bebida podem ser lidas revistas e livros, que estão disponíveis no local. O proprietário, Cesar Prochnow, já trabalha há vários anos com café, e é especialista na hora de preparar as mais variadas formas da bebida.


Café da Praça – Esta cafeteria está com novo proprietário há pouco mais de dois anos, mas já juntou clientes fieis, principalmente na época do inverno. Segundo Mario Schuster, dono do negócio, um dos atrativos é a lareira que, acesa nos dias frios, deixa o ambiente numa temperatura agradável. Além disso há outros tipos de bebidas vendidos no local.


Padaria Schuh e Café Colonial – Seja na padaria ou no Café Colonial, o Schuh também disponibiliza espaço para os amantes do café. Muitos têm costume de comparecer ao local todos os dias para apreciar a bebida e ficar por dentro das notícias do dia.


Premier Vídeo e Café – Um local bem recente é a Premier, uma locadora que adotou há menos de um ano o café como parte do negócio. Segundo o proprietário, Robson Duarte, a aposta foi modificar todo o negócio para ser não só uma locadora, mas disponibilizar a bebida e um espaço alternativo para encontros entre amigos.


Cacau Show – A loja não vende apenas chocolates, mas também alguns tipos de café. Uma boa dica é comprar um copo da bebida bem quente e reunir-se com amigos ao lado da Igreja da Matriz ou no calçadão.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Café nosso de cada dia

Por: Jornal Bom Dia








Você sabia que o sabor nacional também tem uma data? Quarta-feira é o Dia Nacional do Café, oportuno para lembrar a importância desse grão e também saborear suas diversas formas








 
 

Pouca gente sabe, mas a próxima quarta-feira, 24, é o Dia Nacional do Café. A data é uma homenagem ao produto que está presente na vida do brasileiro desde o século 18. Impossível contar a história de São Paulo sem reverenciar a importância do grão, também chamado de “ouro negro”, que trouxe desenvolvimento e riqueza para o Estado.

Claro que, ao longo dos anos, o café cedeu espaço para outras culturas, mas ainda ocupa papel de destaque na agricultura paulista. O Brasil é hoje o maior exportador de café do mundo. Deve vender lá fora cerca de 16 milhões das 42 milhões de sacas previstas para este ano.

Do cafezinho do passado às modernas e sofisticadas cafeterias de hoje. Profissionais especializados em preparar bebidas à base de café usam a criatividade para dar cara nova e sabor apurado à mais popular bebida do povo brasileiro.

O uso de grãos selecionados, moagem rigorosa, extração encorpada e valorização da espuma ajudaram a dar esse salto de qualidade. Mas foi graças ao surgimento de um profissional chamado barista que o café passou a ser visto como obra- de-arte. O barista não é apenas quem tira um bom expresso, mas alguém que sabe interagir com consumidores e usar os sentidos na preparação.

Também deve conhecer todo o processamento, desde o cultivo, passando pela torrefação, até chegar à preparação. Existem disputados cursos na capital paulista para formar profissionais baristas. Ao lado você encontra alguns.

Cursos:

– Centro de Preparação do Café do Sindicafé-SP
– Curso: formação básica para a função de barista
– Duração: 18 horas
– Preço: R$ 360
– Local: Praça Dom José Gaspar, 30, 22º andar, região central de São Paulo
– Tel: (11) 3258-7443

Centro de Barismo Isabela Raposeiras

– Curso: para iniciantes
– Duração: 15 horas
– Preço: R$ 360
– Local: rua Tarquínio de Souza, 584, bairro do Campo Belo, São Paulo
– Tel. (11) 5542-6606

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.