Por Laura Ruschel / laura.ruschel@safras.com.br
SAFRAS (19) – A comercialização de café avança com lentidão na região de atuação da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca (Cocapec), no norte de São Paulo.
De acordo com o gerente do departamento de comercialização da Cooperativa, Anselmo Magno de Paula, até meados de novembro e dezembro do ano passado os negócios foram bons. Porém, em janeiro, poucas vendas são registradas, com a saca de café atingindo cerca de R$ 280,00.
Estima-se que 30% da safra 2010 já foi comercializada por meio de CPRs e negócios futuros, enquanto ainda restam aproximadamente 25% da safra 2009 a serem negociadas.
Para o ciclo 2010, a expectativa é de aumento na produção ante ao ano anterior, com a boa incidência de chuvas nas lavouras da região, beneficiando o grão. Porém, “ainda é muito cedo para se fazer qualquer estimativa”, afirmou
Magno de Paula.
O primeiro levantamento para a safra de café 2010, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em janeiro, apontou a produção de São Paulo entre 3.857 e 4.103 mil sacas de sessenta quilos de café beneficiado ficando entre 12,7% e 19,9% superior ao produzido na safra anterior. De acordo com o relatório da Conab, o acréscimo é justificado exclusivamente ao ano de bienalidade positiva. (LR)