A partir do início do próximo ano letivo, pelo menos dez empresas em seis Estados devem começar um programa de inclusão do café na merenda escolar. Chamado de “café na merenda, saúde na escola”, o programa visa oferecer “os benefícios saudáveis” do café aos alunos e “fazer o consumidor do futuro de forma antecipada”, diz Guivan Bueno, da Abic.
CONEXÃO MÉDICA
“Se dirigir, só beba café”. A frase do médico Darci Lima, dita ontem em congresso da Abic, mostra o efeito da bebida sobre a saúde.
Indicado cada vez mais para ativar a memória, evitar a depressão e até prevenir doenças como câncer e mal de Parkinson, a classe médica começa a aceitar cada vez mais o café como bebida saudável. Mas o café tem de ser “puro como um anjo e quente como o inferno”.
PÓS-COLHEITAEstudo da Abic mostra que os produtores de café conilon podem obter maior qualidade e melhores preços pelo produto se cuidarem mais do pós-colheita. “O produtor tem de buscar melhor qualidade e cobrar mais da indústria”, diz Nathan Herszkowicz, da Abic. Já as indústrias têm de atrair mais consumidores para esses produtos de qualidade, diz ele.