A tradição do Café Morro Grande se fortalece a cada dia também na área cultural.
Neste fim de semana, por exemplo, apoiará o Projeto Guri durante a participação na 16ª Exposição Regional de Orquídeas de Piracicaba, na Estação da Paulista.
Nesta ajuda especial, o Café Morro Grande montará a infraestrutura gratuitamente, incluindo máquinas e a doação de todos os insumos. O objetivo é beneficiar o Projeto Guri, que ficará com a renda da comercialização.
Na parceria do Projeto Guri com o Círculo Orquidófilo, responsável pela Exposição Regional de Orquídeas, será apresentado repertório com música brasileira, temas de filmes, ritmos clássicos, além dos coros. Ótima oportunidade para o público conhecer a iniciativa, se encantar pelas músicas e flores.
Apresentação do Projeto Guri na 16ª Exposição Regional de Orquídeas de Piracicaba – Estação da Paulista
SOBRE O POLO
O Polo do Projeto Guri em Piracicaba foi implantado em 2006. Mais de 5.000 crianças e adolescentes já fizeram parte da iniciativa mantida pela Secretaria de Estado da Cultura e gerida pela Associação Amigos do Guri. Atende alunos dos seis aos 18 anos de idade, com o ensino musical gratuito em naipes de madeiras (saxofone, flauta transversal e clarinete), metais (trompete, trombone, eufônio e tuba), cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), percussão e coros infantil e infanto-juvenil.
Para participar do Projeto Guri não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos. Além da idade é necessário comprovar a frequência regular na escola. Ao ingressar no Projeto Guri, o aluno opta pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral, ou de ambos os cursos, além da opção pelo curso de luteria.
Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar aos alunos novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada nos polos mantém viva as raízes culturais da própria comunidade.
Nos polos do Guri as atividades são sempre praticadas em grupo, o que estimula a participação dos alunos. Todos fazem parte de uma equipe que passa pelos mesmos desafios e aprendizado. Nas apresentações realizadas ao público, em pequenos, médios ou grandes eventos, o resultado é produto da dedicação da equipe e, ao mesmo tempo, também de cada um.
SOBRE A EXPOSIÇÃO – O Círculo Orquidófilo de Piracicaba (COP) é o responsável pela realização da 16ª Exposição Regional de Orquídeas. A entrada do evento é gratuita, mas os organizadores pedem que os visitantes levem um quilo de alimento não perecível, que, posteriormente, terá destinação social.
Serão cerca de 300 plantas em exposição e aproximadamente mil para venda. O Círculo conta com 32 associados em Piracicaba, mas o evento terá, ainda, expositores de Rio das Pedras (SP), de Americana (SP) e de Porto Feliz (SP).
O objetivo do COP é popularizar as orquídeas. No evento, colecionadores estarão à disposição para tirar dúvidas das pessoas que têm essas plantas em suas casas. Uma muda de planta poderá ser encontrada a partir de R$ 10,00. Grandes colecionadores, porém, têm plantas que custam até R$ 30 mil. A expectativa é de um público de cerca de quatro mil pessoas nos três dias de evento.
SERVIÇO:
Café Morro Grande apoia o Projeto Guri na 16ª Exposição Regional de Orquídeas
Datas: 9 e 10 de junho/2018
Local: Estação da Paulista