Quem passar pelo 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá a oportunidade de desfrutar arte, bom humor e sabor. O Espaço Gourmet Ka Ka Kafé formulou um cardápio de dar água na boca. E o melhor: com renda revertida para o Lar Franciscano de Menores e a Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba (Apaspi).
O Café Morro Grande é um dos apoiadores do Espaço Gourmet Ka Ka Kafé, onde também serão comercializadas canecas decoradas com obras premiadas do Salão de Humor, uma ótima sugestão de presente e recordação da visita a um dos maiores salões de humor do mundo. Toda a renda obtida com a venda das canecas será revertida integralmente ao Lar Franciscano e Apaspi.
No Ka Ka Kafé será possível degustar o café em várias versões, inclusive o tradicional expresso Café Morro Grande Safra Especial 2013. Toda a comercialização – tanto do cafezinho quanto da Safra Especial e das canecas terá a renda revertida de forma integral a às entidades beneficentes envolvidas.
Os visitantes 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba poderão saborear cappuccino, chocolate, refrigerantes, salgados, doces e quitutes tipicamente piracicabanos, como o curau e a pamonha. Toda a verba arrecadada será doada ao Lar Franciscano de Menores e à Apaspi dentro do Programa de Geração de Renda do terceiro setor, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Piracicaba. Além do Café Morro Grande, o espaço tem apoio da Casa dos Bolos e da Unimed. O Espaço Gourmet funcionará aos sábados e domingos (do dia 23 de agosto ao dia 12 de outubro), das 10h às 20h, no anexo do Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central.
Com uma programação extensa, a abertura da 41ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba está marcada para amanhã (23/08), no Engenho Central. A partir das 19h30, acontecerá a solenidade de premiação, no Teatro Erotídes de Campos, e na sequência a abertura oficial da mostra principal e das paralelas, no Armazém 14.
Este ano, 576 artistas de 55 países enviaram 2.562 trabalhos para o evento. Destes, 368 foram selecionados para a mostra principal, nas categorias caricatura, cartum, charge, tiras/HQ e desenhos temáticos do Prêmio Indignação.
O público que visitar a exposição verá 122 caricaturas – incluindo sete esculturas -, 78 cartuns, 56 charges, 68 tiras/HQ e 44 desenhos do Prêmio Indignação, todos trabalhos inéditos, escolhidos por júri formado por jornalistas e cartunistas.
A pintora Frida Khalo, o escritor Gabriel García Marquez, o presidente russo Vladimir Putin, o jogador argentino Messi e o compositor brasileiro Cartola foram algumas figuras que serviram de inspiração aos caricaturistas.
Temas como política, liberdade, opressão, fome, relações afetivas, espionagem e a influência da tecnologia na vida das pessoas também foram abordados nas charges, cartuns e Tiras/HQs dos artistas dos 55 países.
A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico).
HISTÓRIA – Criado em 1974, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba serviu como forma de protesto contra a ditadura para um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais da cidade. Para engrossar o coro contra o regime, ganhou apoio de grandes nomes do humor gráfico nacional, como Millôr Fernandes, Zélio e Ziraldo, e projetou outros, entre eles Glauco, Angeli, Paulo Caruso, Chico Caruso e Laerte, responsáveis pela criação de desenhos de humor em alguns dos principais veículos de comunicação do país.
SOBRE O LAR FRANCISCANO – Foi constituído em 1952 pelos Frades Capuchinhos de Piracicaba. A instituição presta apoio moral e assistência pessoal para crianças e adolescentes desamparados e carentes. Atualmente, atende 15 crianças em regime integral, sob a custodia da Vara da Infância e Juventude.
SOBRE A APASPI – É uma entidade sem fins lucrativos, que ajuda pessoas portadoras de deficiência auditiva. Criada em 26 de maio de 1977, atende jovens na faixa etária de zero a 18 anos, com profissionais nas áreas de serviço social, fonoaudióloga, pedagogia, e psicologia.
SERVIÇO:
Café Morro Grande no 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
■Local: Espaço Gourmet Ka Ka Kafé, no anexo do Teatro Erotídes de Campos / Engenho Central Renda revertida para o Lar Franciscano de Menores e Apaspi
■Funcionamento: Somente aos sábados e domingos (de 23/08 a 12/10), das 10h às 20h