Ministro da Agricultura diz que convocará ampla reunião para cafeicultura mostrar “suas verdades”
Na foto Ministro Wagner Rossi
Pontos da entrevista do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, durante visita à 32º Expoal – Exposição Agropecuária de Altinópolis, realizada no sábado (10).
Dívida da cafeicultura
“Nós estamos estudando. A postura do governo é positiva de apoio à cafeicultura e claro como eu disse, nós já aportamos neste ano mais de R$ 1 bilhão à cafeicultura de AGF’s, contratos de opção, além dos mecanismos de financiamentos. Isso não inclui no financiamento, é só apoio à comercialização, então nós estamos ao lado do produtor. Vamos convocar nos próximos dias uma grande reunião da cadeia produtiva do café, para todos participarem, trazerem as suas verdades, e nós termos uma visão ainda mais abrangente para podermos ainda neste ano, dar um apoio maior”.
Escoamento e armazenamento das commodities
“Como eu sempre digo é muito melhor você administrar a fartura do que você administrar a escassez, então nós vamos arrumar jeito de transportar. Parte da safra sai da roça e vai direto para o Porto de Santos, então ela não depende de armazenagem. Mas é claro que nós temos armazéns suficientes no Brasil, algo em torno de 125 milhões de toneladas de capacidade estática, para uma safra de 146 milhões de grãos prevista. O que ocorre é que infelizmente esses armazéns estão mal distribuídos, ainda há muito armazéns convencionais, quando hoje nós temos que falar em ensilagem. A questão agora é equacionar e o governo está pronto a investir, nas áreas de fronteiras agrícola, como no caso de Mato Grosso”.
Expectativa para a agricultura em 2010
“Será um ano produtivo e mais do que isso, nós vamos ter a supersafra, a maior safra de todos os tempos de grãos. Vamos produzir neste ano, mais de 146 milhões de toneladas, sendo 90% disso, abrangido por soja, milho e arroz. Mas também vamos ter uma safra de feijão, boa safra em geral. E nós temos uma situação muito peculiar, porque o mercado internacional é demandante de alimentos”.
Exposição de Altinópolis
“A minha agenda de Ministro é complexa, mas tirei um tempo para vir aqui em Altinópolis, por esse povo, por esta gente trabalhadora, produtora, pelos produtores rurais com quem eu muito aprendi, enfim fico muito satisfeito de estar aqui”. As informações partem do site Coffee Break, conforme divulgação de Paulo Delfante da Assessoria de Comunicação do deputado federal Carlos Melles.