O café é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros; mas existe a dúvida se a bebida causa manchas nos dentes; dentista esclareceu o assunto
A data 14 de abril é marcada como o Dia Mundial do Café, bebida que faz parte da rotina dos brasileiros e está presente em diversas ocasiões.
Mas você provavelmente já ouviu falar que o café mancha os dentes. Mas será se esta crença é verdade ou mito? O POVO entrevistou o cirurgião-dentista Davi Cunha, que tirou todas as dúvidas sobre o tema e deu várias dicas. Confira.
Café mancha os dentes: verdade ou mito?
Segundo Cunha, o café contém compostos chamados taninos, que são responsáveis pela cor escura da bebida. Esses compostos podem aderir ao esmalte dos dentes, causando manchas superficiais. Estudos têm mostrado que o consumo frequente de café pode levar ao escurecimento dos dentes ao longo do tempo.
Além disso, a temperatura alta da bebida pode fazer com que o esmalte dos dentes se expanda ligeiramente, o que pode facilitar a penetração dos pigmentos na superfície do dente (bebidas quentes em geral podem causar uma leve desidratação do esmalte dental, tornando-o mais suscetível à aderência de manchas).
Dicas de como minimizar as manchas causadas pelo café
Davi Cunha compartilhou algumas dicas de como evitar ou reduzir as manchas.
Formas de remover as manchas dos dentes causadas pelo café
Cunha afirma que há maneiras de remover as manchas já existentes, que são causadas pela bebida.
O cirurgião-dentista ainda alertou que a melhor abordagem para prevenir e tratar manchas nos dentes deve ser discutida com um dentista, que pode avaliar a saúde bucal individual e recomendar o tratamento mais adequado.
Reportagem originalmente publicada em O Povo
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura