CAFÉ LIDERA
A cadeia produtiva do café lidera os setores agrícolas nacionais com certificação ambiental. \”No café, isso já é consolidado\”, declarou Luis Fernando Guedes Pinto, secretário- executivo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), que fica em Piracicaba (SP).
Segundo ele, no setor florestal de papel e celulose, o processo está avançado e mais de 25% da produção brasileira certificados. As principais plantações se localizam no Centro-Sul do País. Na cadeia da madeira sólida, especialmente na
Amazônia, tem o selo verde, já é conhecida e apresenta potencial de crescimento. \”Ali tem muito para crescer. A certificação tem um papel fundamental, porque menos de 5% da madeira brasileira é certificada com esse selo\”.
O trabalho de certificação começa a crescer também na cadeia produtiva do cacau. No setor sucroalcooleiro, envolvendo principalmente o açúcar para produção de etanol voltado à exportação, as regiões Nordeste e Centro-Oeste e o estado de São Paulo lideram as áreas de expansão da certificação no país.
Segundo Guedes Pinto, os produtores certificados também consideram questões relativas aos trabalhadores rurais, garantindo que essas pessoas trabalhem em condições de segurança e saúde, com moradia. \”Enfim, com uma série de questões, que venha o selo\”.