fonte: Cepea

Café: Lavouras em Caratinga/Mg abrem floradas com bom volume de chuvas

A região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais, já registra a incidência de um bom volume de chuvas contínuas e as floradas já começam a aparecer nas lavouras.


Segunda-feira, dia 17, o município de Caratinga registrou 30mm de chuvas, enquanto alguns produtores da região relatam até 90mm e, de acordo com as previsões, o ritmo de chuvas deverá se estender durante o mês de outubro.


“As floradas ficaram dentro da normalidade, abriu como tinha que abrir. A partir de agora vamos avaliando a situação com o tempo, porque depois da florada ainda tem muita coisa pela frente e está tudo na mão do tempo”, afirmou o gerente de comercialização da cooperativa, Paulo Tavares.


De acordo com Tavares, a florada precisa vingar e é necessário que as chuvas venham no período adequado, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro. “Não podemos ter aquele veranico que pode deixar os grãos mal granados. Mas, por enquanto tudo corre bem”, explicou.


Ainda é muito cedo para afirmar o tamanho da safra, segundo o gerente de comercialização da cooperativa. Os produtores fizeram sua parte, aproveitando os bons preços durante o ano para investir na adubação, portando tudo dependerá do clima na região.


A comercialização do café na região de atuação da Coopercafé, por sua vez está praticamente parada. “O mercado vai refletindo o cenário financeiro internacional, com grande especulação diante da crise na Europa e isso repercute no Brasil”, conforme Tavares.


“Ainda tem café para vender, mas a partir de agora, os produtores começam a administrar as vendas, sem aquela correria para aproveitar os preços”, afirmou Tavares. “Estamos apostando na recuperação dos preços, uma vez que os as cotações dos cafés finos estão bem abaixo do mercado e
chuvas que estão comprometendo a produção na América Central, o que poderá beneficiar os produtores brasileiros”, completou.


Estima-se que do total colhido na região, de 700 mil sacas a 800 mil sacas, cerca de 65% já tenha sido negociado


Fonte : Safras & Mercado


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.