A Nestlé Espanha disparou suas exportações em 2011. As 12 fábricas que a multinacional suíça tem no mercado espanhol incrementaram em 29,6% suas vendas no mercado exterior, com um total de 497 milhões de euros.
Esse montante equivale a 24% do faturamento global da filial espanhola, que alcançou 2,085 bilhões de euros no ano passado, aumento de 9,3%. A ampliação das exportações responde basicamente ao forte crescimento da marca de café Nescafé Dolce Gusto, cujas cápsulas são fabricadas em uma unidade localizada na cidade de Girona.
A Nestlé também produz Dolce Gusto no Reino Unido e acaba de anunciar um investimento de 220 milhões de euros na Alemanha para construir um terceiro centro de produção dessa marca. Segundo a Nestlé, também houve crescimento nos embarques de café solúvel, café verde descafeinado, chocolates, alimentos infantis e sorvetes.
A companhia assegura que suas fábricas espanholas são “altamente competitivas” e que seus produtos são vendidos em 58 países, sendo que 85% do total é comercializado em nações européias. Apesar da crise econômica, a Nestlé tem conseguido aumentar seu faturamento na Espanha, com uma alta nas vendas de 4,2%, até a marca de 1,588 bilhão de euros.
O grupo atribui esse resultado a manutenção intacta dos investimentos publicitários de 2010 e à inovação. Assim, os novos produtos têm gerado 14% de aumento nas vendas. A Nestlé se mantém um ano mais como uma das multinacionais que mais investe na Espanha.
O maior grupo mundial de alimentação destinou 116 milhões de euros em suas fábricas e em sistemas de informação. A fábrica da Dolce Gusto em Girona tem levado grande parte desse montante, já que tem um projeto em marcha de projeto de ampliação que permitirá um incremento de 50% de sua capacidade área 2,5 milhões de cápsulas anuais.
Também houve investimento em La Penilla, que recebeu 10,3 milhões de euros, para colocar em atividade a produção de bombons.
Fonte: AgnoCafé// Diário Agrícola