CAFÉ: HÁ RISCO DE GEADA DE CANELA NO PARQUE CAFEEIRO DO PARANÁ

SAFRAS (25) – O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e o Instituto Simepar informaram que pode ocorrer *geada de canela em toda a região cafeeira paranaense. A recomendação dos pesquisadores é que se faça o “chegamento de terra” no tronco dos cafeeiros com idade entre seis e 24 meses. A terra pode permanecer junto aos troncos até o final de agosto, quando deverá ser retirada manualmente. 

Ainda conforme os pesquisadores de ambos os institutos, os viveiros devem ser protegidos com cobertura vegetal ou de plástico. Para as lavouras recém-implantadas, com idade de até seis meses de campo, não é necessário fazer o “enterrio” total das plantas. 

*Geada de canela  A geada de canela afeta cafeeiros jovens, cuja “saia” ainda não está totalmente formada. Em temperaturas de 2C, o ar frio que circula ao nível do solo provoca lesões no caule. Os danos somente aparecem de dois a três meses depois, quando os ramos secam e as folhas ficam amareladas e caem. Em casos mais graves, a planta pode até morrer.
     As informações partem do Coffee Break.
 
(LR)


 
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.