Café: grupo avalia andamento das propostas para solução das dívidas e a perda de renda no setor

Representantes do Ministério da Agricultura, do Banco Central, Banco do Brasil e lideranças do Conselho Nacional do Café – CNC e da Frente Parlamentar do Café no Congresso Nacional fizeram na terça-feira (04/08), em Brasília, um novo esforço de trabalho para  avaliar o andamento das propostas apresentadas para a solução do endividamento e da perda de renda na cafeicultura.


De acordo com a Frente Parlamentar do Café, a reunião no Ministério da Agricultura, teve como objetivo acelerar o processo para que o café tenha soluções mais rápidas e, sobretudo, “mais completas”, como afirmou recentemente o próprio ministro Reinhold Stephanes (Agricultura). 


“A expectativa é de que o conjunto de medidas possa sair até o final do mês. Durante as discussões ficou evidenciado que não basta somente a conversão das dívidas do setor, mas igualmente um esforço para o enxugamento da oferta de café no mercado, que poderia ser efetivado com um novo programa de opções e  com  um novo Pepro, o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor, além de um programa de capitalização das cooperativas”, explicou o presidente da Frente Parlamentar, deputado Carlos Melles.


As lideranças discutiram ainda a criação de um fundo garantidor para que os produtores e os bancos possam ter, de ambas as partes, normalidade nas operações de crédito, com um fluxo de caixa positivo.


Outro ponto importante abordado diz respeito ao equacionamento das dívidas por uma política de recuperação de preços, uma política de renda para o produtor de café, e não  somente pelo processo de prorrogação de dívidas.


CNC – O setor produtivo destacou ainda o papel do Conselho Nacional do Café, que cada vez mais procura ser o articulador entre as demandas do setor e o governo, não só na representação, mas igualmente na prestação de serviços.


Frente agradece – Já na quarta-feira (05/08) o presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado Carlos Melles, agradeceu o gesto do Ministro das Comunicações, Hélio Costa, que aceitou o pedido de cafeicultores e se prontificou em falar com o Ministro da Agricultuta, Reinhold Stephanes, somando forças com todo o elenco de lideranças estaduais e nacionais que estão mobilizando forças em favor da cafeicultura.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.