SAN FRANCISCO (Dow Jones) — Café futuro fechou nesta sexta-feira com a maior alta de seis-mês, estendendo a fase de altas a cinco sessões com traders continuaram preocupando.
Café de março escalou maior alto em $1.2025 pound em Nova Iorque, tocando seu intraday mais alto nivel desde 23 de junho. O contrato terminou a sessão às $1.1955 ponto, alta de 2.1 centavos, ou 1.8%.
Preços subiram de $1.069 fechamento do dia Dec. 29, assim eles estão alta de quase 12% em cinco sessões.
” A situação fundamental está apertada durante os primeiros dois quartos de 2006 e inventários está sendo drawdown como conseqüência de preços firmes a origens, Rodrigo Costa ” segundo, analista em Fimat E.U.A..
Ele explicou que quando estima nos mercados a termo caia e preços ao nível físico não seguem, o diferencial entre o físico e futuros se põem mais apertados, enquanto revelando um mercado físico forte.
O ciclo ” de colheita atual ocorrerá um déficit de 7 a 9 milhões de sacas (mundial) e foi revisada a perspectiva de uma redução na produção do Brasil para a 2006/2007 colheita prevista para 50 milhões de sacas foi revista recentemente para 43 / 45 milhões de sacas, ” disse ele.
A diponibilidade de estoques disponível para torrefação nos EUA também pode estar apertado ” devido ao rompimento do estoque causado pela conclusão do Porto de New Orleans devido ao furacão do ano passado, Chris Kraft ” afirmou, analista a CKFutures.com. O porto era a principal porta de entrada do café da America do Sul e Central nos EUA ”
Desabastecimento na Venezuela também promoveu apoio a alta de preços do café. Café desapareceu das lojas na Venezuela com o produtores protestando pelo controle de preços, de acordo com um relatório da quinta-feira da Imprensa Associada.
No Brasil, produtores e cooperativas, têm retido estoques da exportação para puxar os preços – afirmou Kraft.
O Café deixou de ter o controle de preços por parte dos principais país produtores desde 2003, segundo a AP, e os preços inicaram dezembro com indices de altas.
A alta significatica no mercado futuro de café, Kraft espera, que as vendas podem começar a qualquer momento prevendo um aumento subito dos preços, e então as exportações aumentarão e o preços deveram corrigir abaixando.
Global, “esta sesão foi marcado por coberta curta, onde especuladores e compra de fundos e não reflete a perspectiva fundamental do mercado de café, ” disse ele.
(FIM) Dow Jones Newswires