São Paulo, 20 de Fevereiro de 2006 – Analistas acreditam em recuperação dos preços nos próximos dias. Após consecutivas quedas, o preço do café apresentou recuperação na sexta-feira, com os contratos com entrega prevista para maio cotados a 111,55 centavos de dólar por libra-peso, alta de 2,72% em relação ao fechamento anterior. Na semana, no entanto, as cotações do café acumularam desvalorização de 5,62%.
Segundo Eduardo Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes, a alta sinaliza uma possível recuperação de preços na próxima semana. Carvalhaes explicou que, nas últimas duas semanas, a desvalorização do café foi provocada pela rolagem dos contratos de março para maio antes do período de notificação para entrega, que teve início nesta sexta. A partir de agora, portanto, ele acredita que as cotações possam retomar o fôlego, com o menor interesse dos fundos em vender contratos.
Carvalhaes também ressaltou que a contínua valorização do real em relação ao dólar – desde janeiro a moeda americana acumula queda de 9% – dificulta novas vendas, tanto no mercado físico como no futuro. “O produtor resiste a comercializar o café com essa taxa de câmbio”, comenta.
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados – Pág. 10)(IT Mídia/Agronegócio)