Sustentabilidade no café
Café Excelsior tem selo “Cafés Sustentáveis do Brasil”.
A cada dia aumenta o número de adeptos do consumo consciente. Preservação do meio ambiente, redução do uso de recursos naturais e de agentes poluidores, valorização social e econômica dos produtores, são assuntos constantes para os consumidores do futuro. Pensando nisso, as empresas também levam essa consciência ambiental para as suas marcas, como é o caso da Café Excelsior, empresa sorocabana com mais de 70 anos no mercado que aderiu à nova iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) para estimular a sustentabilidade no café, com qualidade e certificação.
A prova de que a empresa conseguiu oferecer um produto de qualidade com comprometimento com o mercado consumidor é o prêmio recebido em 2008 pela Abic. A Associação homenageou a marca Café Excelsior com o produto “Espresso” Torrado em Grão com o prêmio “Amigos da Sustentabilidade”.
Esse prêmio mostra que a produção do café, entre todos os produtos agrícolas, é uma das que mais tem contribuído para a sustentabilidade da atividade, nas dimensões ambiental, econômica e social.
Esse selo demonstra que a sustentabilidade e a qualidade estão presentes em toda a cadeia do Café Excelsior – desde o processo agrícola, passando pelo beneficio até o processo industrial na torrefação, garantindo total rastreabilidade.
“Para aderirmos ao programa, tivemos que apenas fazer algumas adaptações às ações que a empresa já fazia, entre elas a coleta seletiva do lixo, o monitoramento das emissões na atmosfera, programa interno de ecoeficiência, licença ambiental, sistema eficaz de evacuação de efluentes e águas residuais, entre outros. Com isso, a empresa agora começa a se destacar em práticas sustentáveis, pois poucas empresas em todo o Brasil contam com iniciativas como essa. E o interessante é que o programa abrange todos os aspectos da sustentabilidade: econômico, social e ambiental, e não com foco em apenas um deles”, relata Wilson Kalil Filho, diretor da empresa.
Programa: Lançado em maio de 2007, o Programa Cafés Sustentáveis do Brasil (PCS) tem como base o Programa de Qualidade do Café (PQC), mas avança na questão das práticas corretas de produção dos grãos na lavoura e de industrialização nas torrefadoras. Para participar do programa, a empresa deve ser certificada no Programa de Qualidade do Café nas categorias Superior ou Gourmet. Não é permitida a participação de cafés da categoria Tradicional. Isso se deve à intenção de valorizar e destacar cafés de alta qualidade das demais ofertas. No caso do Café Excelsior, os produtos que fazem parte desse programa estão na categoria Gourmet.