AGRONEGÓCIOS / 04/03/2008
Estudo realizado pelos pesquisadores Celso Luis Rodrigues Vegro, Roberto de Assumpção e Francisco Alberto Pino, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, identificou que há um aumento no nível de participação das pessoas que tomam a bebida fora de casa à medida que se eleva o nível de escolaridade. “Das pessoas sem instrução, apenas 23% declararam que bebem café fora do lar e esta proporção foi se elevando até atingir 78% entre as pessoas com formação superior completa.”
Associado a isso está a relação entre a elevação da renda e o aumento do número de pessoas que apreciam a bebida. “Os resultados obtidos apontaram a que, entre as pessoas que ganham até R$ 900,00 mensais, apenas 53,8% declararam que bebem café fora do lar, percentual que se eleva continuamente e atinge o valor máximo de 87,5% entre aqueles que ganham mais de R$ 6.000,00”, dizem.
A pesquisa sobre o café degustado fora do lar aponta para um hábito de consumo no qual predomina o café puro, preparado por meio de coador. “Em termos quantitativos, a cada quatro xícaras de café servidas na cidade de São Paulo fora do lar, três são pelo modo de preparo coado, enquanto apenas uma é do tipo expresso, o que denota presença marcante do tipo coado”, observam os pesquisadores.
Segundo os pesquisadores do IEA, o espresso já começa a ter presença relevante entre os apreciadores na principal segmentação do mercado de café paulistano, ao lado da bebida coada. “A evolução da preferência pelo espresso é assombrosa, uma vez que, em pouco mais de quinze anos, deixou de ser um produto antes encontrado exclusivamente nos aeroportos e em excepcionais locais para, atualmente, estar presente em quase todos os distritos comerciais da cidade de São Paulo.”
Considerando que, quanto mais qualificado é o público, tanto melhor deve ser a bebida, os pesquisadores defendem que “o foco para garantir o sucesso de vendas de café está ligado à opção pelos segmentos existentes (espresso e coado), à profissionalização no tratamento com o mercado e às técnicas modernas de marketing orientadas para o perfil do público-alvo que se quer atingir”.