Com apenas duas sacas, o café especial produzido em Piatã, na Bahia, pode ser degustado com pratos exclusivos do menu, como o sorvete de pão na chapa, enquanto durarem os estoques
O grupo 3corações, marca líder em cafés no Brasil, apresenta um Microlote campeão do Concurso Nacional de Qualidade do Café da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café – no BIO, restaurante de Alex Atala, no Itaim Bibi, em São Paulo. O Café é parte da linha de cafés especiais da marca, chamada Rituais, recebe a assinatura “Rituais Microlotes” e está disponível para consumo por tempo limitado.
São apenas 40kg, que podem ser degustados em três diferentes métodos de extração: espresso, que potencializa seus sabores e aromas, prensa francesa que potencializa seu corpo e doçura, e V60, que revela maior acidez e delicadeza. O café também poderá ser adquirido pelos clientes em embalagens de 250g, preparadas especialmente para o BIO, em grãos ou moído na hora no próprio local.
Cultivado pelas mãos de Letícia Conceição, da Fazenda Divino Espírito Santo, localizada em Piatã (Bahia), o Microlote é da variedade Catuaí, produzido a 1.350m de altitude e processado por meio do método cereja descascada, que descasca e despolpa o café antes da secagem. O Microlote é encorpado, apresenta acidez média, notas delicadas de especiarias e sabores doces que remetem à caramelo.
“Uma das maiores alegrias de fazer parte da família 3 Corações é saber que essa empresa tem uma grande preocupação com a qualidade. Eu gosto de falar isso porque, muitas vezes, uma empresa desse porte deixa passar esse valor despercebido. Grandes passos estão sendo dados para uma bebida de qualidade, como esse trabalho da linha 3 Corações com os microlotes. A possibilidade de servir no restaurante Bio um café especial, de um produtor artesanal, mostra a comunhão entre a excelência e a demanda de mercado e também mostra o esforço conjunto de um grupo de profissionais que querem atingir a excelência”, diz Alex Atala.
Cafés Especiais e microlotes
Cafés especiais passam por avaliação de profissionais certificados e apresentam ausência de defeitos, alta qualidade e perfil sensorial específico, além critérios de rastreabilidade. Por isso, fortalecem a cadeia como um todo, pois conectam todos os seus elos, do produtor ao consumidor. Microlotes são cafés ainda mais raros. Com volume mínimo de uma saca de 60kg e máximo de 21 sacas, são tratados com o máximo cuidado pelo produtor, e desenvolvem características particulares, que variam de acordo com a safra, variedade, microclima e processamento. Os microlotes podem ainda participar de concurso de qualidade, onde são avaliados por um grupo de profissionais, e premiados por sua qualidade, o que aumenta sua visibilidade nacional e internacionalmente.
“O brasileiro está redescobrindo o café e se interessando, cada vez mais, pelas linhas especiais. E o Grupo 3corações, como maior empresa de café do Brasil, tem o papel de liderar esse movimento, que ainda é novo, e incentivar tanto a produção quanto o consumo de cafés especiais. O lançamento deste microlote é uma grande oportunidade para que os consumidores possam viver a experiência de conhecer os cafés de alta qualidade que o Brasil produz”, comenta Aline Germano, gerente de marketing e operações no Food da 3corações.