Café especial: Brasil conhece campeões de Cup Tasters e Brewers Cup

Julia Fortini Souza foi a melhor barista no preparo de café filtrado e Phelippe Nascimento na distinção das bebidas

26 de novembro de 2019 | Sem comentários Barista Consumo
Por: Foto: Natália Camoleze/Revista Espresso

Na sexta-feira, 22 de novembro, o Brasil conheceu seus novos campeões de barismo nas categorias Brewers Cup e Cup Tasters, competições realizadas pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio da Café Editora, dentro da Semana Internacional do Café (SIC), principal feira de negócios da cafeicultura na América Latina e uma das cinco mais importantes no mundo.

BREWERS CUP

Na competição que elege os profissionais que prepararam os melhores cafés pelo método filtrado e manual, utilizando técnica e habilidade para extrair o melhor do produto coado, a campeã foi Julia Fortini Souza, da Academia do Café, que representará o Brasil no Campeonato Mundial de Brewers, em maio de 2020, na Austrália, dentro da programação da feira Melbourne International Coffee Expo (MICE).

Para chegar ao título, Julia conduziu sua performance através do método Kalita Wave, utilizando 17g de café em pó (moagem média-grossa) para 250 mililitros de água, aquecida até 93ºC. O segundo colocado da disputa foi Garam Um, da Um Coffee Co, seguido por Luis Felipe Xavier Vasconcelos Regueira, da Coah, que fechou o pódio.

CUP TASTERS

Entre os participantes que colocaram sua experiência na distinção de cafés à prova, participando de testes triangulares com o objetivo de diferenciar qual das três xícaras possuía o café diferente, levando o menor tempo possível, o degustador da Exportadora de Cafés Carmo de Minas, Phelippe Nascimento, sagrou-se vencedor do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters.

Com sete acertos em 5’12’’, ele superou o segundo colocado, Edimilson Generoso, da Alicerce Comércio e Exportação de Café (seis acertos em 6’22’’), e o terceiro, Matheus Pedro Tinoco, da Kaffemaskiner (seis acertos em 6’40’’). Com o título, Nascimento será o representante brasileiro no Campeonato Mundial de Cup Tasters, que ocorrerá em junho de 2020, na World of Coffee, em Varsóvia, na Polônia.

Os campeonatos de barismo tem o objetivo de estimular a capacitação desses profissionais no Brasil e contribuir para a educação do consumidor a respeito do segmento dos cafés especiais. Os baristas são essenciais para disseminar a cultura do produto entre os consumidores e extraem as bebidas com o máximo de qualidade, apresentando suas características, o que valoriza o café de excelência junto ao público final.

A BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.