Café e vinho

9 de novembro de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Diário do Nordeste


Entre os dias 15 e 18 de novembro, o Maciço de Baturité será palco do III Festival de Vinhos de Guaramiranga. Durante o evento, o público poderá degustar vários rótulos do fermentado. Uma das novidades da edição será o lançamento de bebidas feitas com café e vinho. O “Cafe et Vin”, por exemplo, leva vinho branco, leite condensado, creme de leite e chantilly. O drinque é uma criação da cafeteria “Café com Flores” que terá um estande no Festival em parceria com a empresa Café Santa Clara.


DICAS SOBRE VINHO


Por falar em vinhos, chega às livrarias mais um título consagrado à milenar bebida. Em vez de resumir a história do fermentado, seu processo produtivo e analisar safras, “1000 Segredos dos Vinhos” (Ed. Novo Conceito), como o título sugere, se propõe a compilar centenas de dicas sobre a bebida. No formato guia, sempre didático, o volume traz as informações classificadas pelos seguintes temas: como comprar um bom vinho? Como harmonizar a comida com a bebida? Como ler o rótulo? Como detectar defeitos e servir corretamente o vinho? Quais as principais vinícolas de cada país?


PARA OS ´CARNÍVOROS´


O ´Cabaña del Primo´ é o mais recente restaurante do Jardins Open Mall. A casa é especializada em carnes nobres e pioneira no uso da parrilla (“churrasco” de tradição argentina e uruguaia). Pertencente ao grupo Geppo´s, a “Cabaña” usa carnes selecionadas. Para os adeptos das refeições leves, o cardápio lista parrillas de aves e peixes. Para beber, a dica são as cervejas uruguaias – para reforçar o clima “hermano” da casa.


SUGESTÃO DE LEITURA


Em ´Cultura e Alimentação´ (Edições Sesc-SP), os ritos à mesa e as tradições culinárias se convertem em objetos de reflexão para especialistas de diferentes áreas (antropólogos, historiadores, filósofos, intelectuais e gastrônomos). A compilação de ensaios foca temas diversos, como o êxtase proporcionado pelos banquetes, a sociabilidade que se tece nas refeições, a ligação umbilical entre comida e religião, a culinária como traço identitário… De leitura sedutora, os textos são inteligentes sem transparecer pedantismo.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.