[CAFÉ E SAÚDE] Novo estudo reforça a importância do café para pacientes com câncer colorretal

O consumo diário da bebida aumenta a sobrevida dos pacientes.

30 de outubro de 2020 | Sem comentários Café & Saúde Mais Café

https://unsplash.com/photos/L30rgHYSyuU

Um estudo realizado no Dana-Farber Cancer Institute, afiliado de Harvard, e publicado no mês passado na revista JAMA Oncology, mostrou mais um fator de importância do café nos pacientes com câncer colorretal em estado avançado ou metastático (aquele em que a doença se espalha para outros órgãos). O consumo diário da bebida aumenta a sobrevida dos pacientes.

Para chegar a essa conclusão, foram analisados 1171 pacientes durante mais de 5 anos. Nesse período, 93% deles faleceram. No entanto, foi constatado que o consumo regular de café diminuía o risco de progressão da doença e, consequentemente, aumentava o tempo de vida dos enfermos. Nenhuma das pessoas analisadas no estudo sabia que o que estava sendo estudado era o consumo de café – elas apenas respondiam questionários sobre a rotina alimentar.

Autora do estudo, a médica Kimmie Ng alerta que ainda é cedo tratar o café como tratamento potencial, mas recomenda o consumo de duas a três xícaras de café por dia aos pacientes com este tipo de câncer, alegando que não há malefícios e os benefícios podem ser grandes.

Angélica Collado, formada em medicina, comentou o estudo em sua coluna no portal SAUDÁVEL&FORTE: “A pesquisa não permite conclusões fortes, pois há vários outros fatores na rotina dos pacientes que podem estar relacionados com o aumento do tempo de vida. No entanto, a relação entre o café e este tipo de câncer já foi comprovada em pesquisas passadas, o que dá esperanças de que a bebida realmente diminua o ritmo de progressão da doença”

Uma pesquisa recente já havia mostrado a relação do consumo diário de café e a melhora de pacientes com câncer colorretal em estágio 3, aquele em que há chance de remoção do tumor. No entanto, ainda não existiam comprovações de que a bebida influenciasse também no estado dos pacientes mais graves, com o câncer metastático.

Há alguns anos, outro estudo americano apresentou relações entre o café e o câncer colorretal. Depois de analisar amostras de sangue de pessoas com a doença e sem a doença, foi constatado que os pacientes saudáveis apresentavam mais substratos do café no organismo. Após o isolamento de outros fatores de risco, a conclusão foi que o consumo diário da bebida pode reduzir até 26% o risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.

O principal motivo para o aumento da sobrevida dos pacientes em estágio avançado e para a diminuição do risco de desenvolvimento de tumores é a ação antioxidantes que o café possui. A bebida também tem características anti-inflamatórias e sensibilizadoras de insulina, o que pode ajudar na prevenção de outros tipos de câncer, como o de mama.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.