21/10/2006 05:10:22 –
O Globo Repórter de sexta-feira, 20, teve como tema “Saúde Cardíaca”, e trouxe entrevista com o médico Luiz Machado, coordenador da Unidade de Pesquisas Médicas sobre café e Coração. Essa unidade foi instituída em abril deste ano a partir de convênio firmado entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Zerbini, mantenedora do Instituto do Coração (INCOR), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Conselho Deliberativo da Política do café (CDPC).
A reportagem apresentou, entre outras informações, as pesquisas que estão sendo realizadas para mostrar como o tradicional cafezinho pode ajudar a evitar algumas doenças. Prevenção da depressão, de diabetes, melhora do desempenho físico para atletas, prevenção de problemas cardiovasculares pelo uso moderado e diário do café, estão sendo analisados por especialistas, médicos do INCOR, enriquecendo o já extenso universo de comprovações científicas sobre os efeitos benéficos do café.
Além do programa “café e Coração”, existe também o projeto “café e Saúde”, que é desenvolvido pelo Mapa e pelo CDPC e que tem como coordenador o pelo professor Darcy Lima.