Papo & café
Jornal da Cidade – Bauru
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias do café (ABIC), o café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do planeta. Mas, diferente da cerveja, o café pode ser consumido de diversas maneiras, variando de acordo com a cultura e o gosto de cada um. Que tal aproveitar o Dia Internacional do café para fazer viagem gastronômica, experimentando algumas receitas feitas com café?
Pertinho de casa, diariamente, antes das 7 da matina, grupos de amigos se reúnem no Fran’s café ou na Panetteria Buena Pasta para um bom papo regado a um cafezinho experto. Estão aí Toninho da Alto Astral e Gebara, da loja mais completa de tecidos finos da cidade, que não me deixam mentir. A confraternização é uma das características de um bom café. Tanto assim que na Europa e até mesmo aqui pertinho, em Buenos Aires, são uma instituição.
Há vários cafés na cidade. Na Getúlio Vargas, nas ruas transversais, no espaço dos cursos jurídicos do doutor Damásio, na Galeria 21 Center, n’O Cozinheiro, no Bauru Shopping….
É gratificante tomar um café com amigos. Até mesmo na saída da Beneficência Portuguesa (grande abraço, doutor Bartolomeu!), depois da exames de rotina que nunca são prazerosos.
Pois bem. Hoje é comemorado no mundo o Dia do café. Essa bebida antiguíssima que se mantém atual e cada vez mais presente no dia-a-dia de milhões de pessoas.
No Brasil, ele é consumido por 97% da população, motivo mais que suficiente para ter uma data especial, comemorada desde 2005, quando passou a fazer parte do Calendário Brasileiro de Eventos: 24 de maio, Dia Nacional do café.