Café do Norte Pioneiro será vendido em cafeteria de Curitiba

4 de maio de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Produto, considerado de alta qualidade, integrará cardápio do Lucca cafés


Da ASN/PR Na próxima terça-feira (5), o café produzido em quatro municípios do Norte Pioneiro, no Paraná, passam a fazer parte do cardápio de bebidas de uma cafeteria de Curitiba. Os lotes foram arrematados pela empresária Georgia Franco de Souza, proprietária do Lucca cafés Especiais, na 1ª Ficafé – Feira Internacional de cafés Especiais do Norte Pioneiro. A feira foi promovida pelo Sebrae/PR e pela Associação de cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), no final do ano passado, em Jacarezinho.


A cafeteria promoverá o lançamento da “Seleção de cafés Especiais 2009”, uma iniciativa para apresentar aos clientes novos cafés de qualidade. “Entre os cafés produzidos no estado, nós ainda não tínhamos encontrado jóias raras. E na Ficafé nós encontramos”, diz a empresária. A decisão de comprar o produto ocorreu depois que ela participou da rodada de degustação promovida pelos organizadores da feira, onde compradores nacionais e internacionais tiveram a oportunidade de experimentar a qualidade do café produzido na região e fechar negócios com os produtores.


Os lotes de café arrematados pela cafeteria na Ficafé são de produtores de Ribeirão Claro, Cornélio Procópio, Nova Fátima e Ribeirão do Pinhal. Segundo a empresária, a média do preço pago por saca foi de R$ 650. Ao todo, Georgia trouxe para Curitiba cerca de 40 sacas de café. “Quase todos os produtores de cafés em que estabelecemos uma parceria, desde o início da empresa, nós mantemos até hoje”, conta a empresária, que, com o marido Luiz Otávio, abriu o negócio em 2002.


O Lucca cafés oferece em seu cardápio 22 tipos de cafés especiais. A maioria vinda dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. A empresária conta que a cafeteria comercializa apenas um tipo de café comprado no Paraná. “E esse também é da região do Norte Pioneiro”, diz Georgia.


“A divulgação do café produzido na região em uma cafeteria de Curitiba é muito importante, pois demonstra a confiança de empresários na qualidade do café. Também é um reconhecimento do comprometimento dos produtores da região do Norte Pioneiro em produzir um café com alto padrão de qualidade. E isso ajuda a despertar o interesse de mais consumidores”, avalia Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR.


café especial


Os produtores de Ribeirão Claro, Cornélio Procópio, Nova Fátima e Ribeirão do Pinhal integram o Projeto cafés Especiais do Norte Pioneiro, uma iniciativa que reúne produtores de outros municípios da região e entidades como o Sebrae/PR, Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar), Associação de Produtores de café do Paraná (APAC), Associação de cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).


Ao todo, são 7,5 mil propriedades, cerca de 60% das propriedades de café no Paraná, com 42 mil hectares de área cultivada e produção média de 1 milhão de sacas ao ano.


São considerados especiais os cafés das diversas variedades da espécie coffea arabica, obtidos por meio da colheita manual no pano ou mecanizada, processado nas formas “cereja natural” ou “cereja descascado”, livres de grãos de varrição, chuvados, fermentados ou de outros que provoquem gostos e/ou odores estranhos ou prejudiciais ao padrão desejado.
 
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.