O Café do Centro, torrefadora de cafés gourmets, confirma alta no consumo de cafés expressos levantada através de pesquisa realizada pela TNS InterScience. A empresa, que iniciou a produção dos cafés gourmets em 1980, muito antes do boom ocorrido a partir do 2000, verifica crescimento nas vendas de cerca de 300% de 2003 para cá. De acordo com a pesquisa, os expressos correspondem a 18% do total de café consumido no país, o que representa um crescimento de 63% na comparação com o consumo no ano passado.
CAFÉ DO CENTRO CONFIRMA ALTA NO CONSUMO DE CAFÉ EXPRESSO
Torrefadora registra queda no consumo do café tradicional e comemora crescimento gradativo nas vendas dos cafés de qualidade, especialidade da empresa
NOV/06 – Consumir cafés de alta qualidade deixou de ser algo esporádico para se tornar uma grande tendência mundial. O Café do Centro, uma das maiores e mais tradicionais torrefadoras de cafés gourmets do país, confirma tendência apontada por pesquisa realizada pela TNS InterScience, que revela aumento do consumo do café expresso de 80% de acordo com análise feita desde 2003. De acordo com Fábio Eduardo de Moraes, gerente de marketing do Café do Centro, “a empresa registrou aumento nas vendas de cafés gourmets de 300% daquele ano até agora”, afirma.
A alta, porém, não se verificou apenas no consumo do expresso. Itens como o cappuccino, por exemplo, também tem caído no gosto do consumidor brasileiro. Para o Café do Centro isso acontece por conta da busca por qualidade que tem se verificado nos últimos anos. “O perfil do consumidor brasileiro mudou. Agora, somos ávidos por produtos com excelente qualidade e nessa busca ficamos mais abertos para conhecer o novo. Os cappuccinos se encaixam muito bem entre os itens que despertam curiosidade, principalmente se tiverem um diferencial. Os do Café do Centro, por exemplo, são gourmets”, explica Moraes.
Visão:
O Café do Centro foi uma das torrefadoras pioneiras na produção de cafés gourmets e especiais. A empresa começou a selecionar os grãos de maior qualidade e a comercializá-los ainda em 1980, período em que o mercado não conhecia o café premium. “Tivemos visão de mercado e soubemos explorar a oportunidade”, conta o executivo. Outra iniciativa interessante da empresa foi a classificação dos grãos de acordo com a região de origem; são seis as áreas produtoras e cada selo atesta sabor, aroma, acidez, entre outras características da bebida.
Hoje, o Café do Centro conta com mais de 3.000 clientes no Brasil e espera faturar cerca de 22% a mais em comparação com o ano passado. Além disso, a torrefadora deu um grande passo nesse ano ao inaugurar uma cafeteria no Japão, com planos para ampliação da rede por toda a Ásia em um prazo de 10 anos.