Café do Centro exportará marca própria para Japão
São Paulo, 13 – A torrefadora Café do Centro está prestes a concluir acordo com a rede de conveniência Don Quijote, do Japão, para exportar grãos finos, com marca própria, em embalagens de 1 kg. O produto será distribuído em 200 lojas da rede, considerada de luxo. Segundo o sócio-diretor da empresa, Rafael Branco Peres, a perspectiva é exportar um contêiner a cada bimestre, equivalente a 10 toneladas do produto.
Branco Peres considera que a empresa está quebrando um tabu, ao conseguir colocar no mercado japonês produto gourmet, de alta qualidade com as mesmas características do que é vendido no Brasil. “O mercado japonês é orientado pela qualidade, cujos consumidores são vistos como os “melhores”, pela exigência em relação aos alimentos importados”. A Café do Centro já exporta para o Japão café verde, solúvel e capuccino.
Ele acrescenta que o foco da empresa é o café gourmet, com maior valor agregado. Segundo Branco Peres, o produto da marca “Café do Centro Gourmet” vai ser comercializado por cerca de 10 dólares (R$ 23,00) o quilo. No Brasil, o mesmo volume de café tradicional é vendido por cerca de R$ 6,00, ou seja, quase 4 vezes menos.
Há cerca de 60 dias, a Café do Centro embarcou um pequeno lote de cerca de 4 t para a Rede Don Quijote. O produto foi aprovado “e agora estamos colhendo os frutos”, diz Branco Peres. A Café do Centro é considerada líder no segmento gourmet. A empresa faturou cerca de R$ 15 milhões no ano passado. A expectativa é de crescimento de 20% este ano. Mensalmente, são torradas entre 150 e 170 t de grãos de café, adquiridas nas principais regiões produtoras do País.