Café do Centro espera receita 30% superior no ano de 2015

Por: Valor Econômico

25/05/15


Estratégia Marca Astro passou a fazer parte do portfólio da empresa


Depois de registrar um avanço de 48% no faturamento em 2014, a Brasil Espresso, que controla a marca Café do Centro, espera um novo incremento este ano, de 30%, o que deve elevar sua receita bruta de R$ 46 milhões para R$ 60 milhões.


Esse crescimento deve vir, segundo os irmãos Rodrigo e Rafael Branco Peres, sócios da empresa, principalmente com o aumento das vendas de cafés gourmet no varejo brasileiro e também de um novo segmento em que acabam de ingressar: o de café em cápsulas.


A crise na economia nacional não desanima os empresários. “É um caminho sem volta. O consumidor não deixará de tomar um café gourmet para voltar ao café tradicional”, aposta Rodrigo Branco Peres. Ele observa que em outros momentos de crise as vendas também não foram afetadas.


A marca Café do Centro é controlada pela holding Brasil Espresso, criada em 2013. Desde outubro do ano passado, a marca Astro também faz parte da holding. A Astro, que atua em cafés gourmet, pertencia a Raymond Rebetz, com quem os irmãos Branco Peres fizeram parceria. Na Brasil Espresso, a Café do Centro tem 90% e a Astro, 10%.


Rodrigo e Rafael Branco Peres também são acionistas da AC Café, empresa com duas fazendas em Araxá (MG), que fornece parte do volume de café que a Brasil Espresso processa e também exporta café verde. O faturamento desse braço de produção foi de R$ 45 milhões no ano passado. E a expectativa é de que também registre avanço de 30%.


No ano que passou, as vendas da Brasil Espresso no varejo representaram 5% a 6% do faturamento total da empresa. A previsão este ano, com o aumento da oferta de produtos para esse canal, é de que alcance 25% do total, segundo Rafael Branco Peres, diretor-executivo. “Cápsula é o que mais deve crescer no autosserviço (varejo)”, prevê.


Para Rodrigo Branco Peres, a inovação, a praticidade e a qualidade do café em cápsula têm estimulado o crescimento da categoria no país. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), as cápsulas estão hoje em 2% dos lares brasileiros, mas o crescimento anual tem sido expressivo: de 40% a 50% em valor e volume.


De acordo com o empresário, a ampliação da base de clientes no food service (restaurantes e hotéis) também deve contribuir para o crescimento da receita este ano. A Brasil Espresso também está ampliando os mercados onde distribui seu produto.


A produção das cápsulas com as marcas Café do Centro e Astro é terceirizada e está sendo feita pela Kaffa, de Ribeirão Preto (SP). O produto é compatível com as máquinas de café espresso disponíveis no mercado.


No total, a Brasil Espresso torra 4,5 mil sacas de café por mês, sendo que 70% do volume é de cafés finos, segundo os sócios. Com cerca de 45 itens em seu portfólio de produtos, a empresa prevê investir mais de 10% de sua receita em máquinas para torrefação e nas fazendas de café neste ano.


A empresa também origina o grão de propriedades de terceiros das várias regiões de café do Brasil, como o sul de Minas, o Paraná e a Mogiana, principalmente café da espécie arábica.

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