De 11 a 15 de outubro, representantes do Consumers Internacional (CI), organização que defende os direitos dos consumidores em 113 países, estiveram no Brasil para conhecer de perto a realidade da cafeicultura brasileira.
De 11 a 15 de outubro, representantes do Consumers Internacional (CI), organização que defende os direitos dos consumidores em 113 países, estiveram no Brasil para conhecer de perto a realidade da cafeicultura brasileira. A visita, que inclui a produção de um documentário, faz parte de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e o Centro de Café Alcides Carvalho, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), uma das fundadoras do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café).
Intitulado “O que está por trás do preço do café”, o projeto visa aproximar o consumidor do produtor, a partir do conhecimento e da divulgação da realidade das fazendas que primam pela produção sustentável. Num momento em que o Brasil esforça-se para diferenciar no mercado internacional como produtor de cafés de qualidade, aliado a uma produção sustentável e com padrões éticos, o interesse do Consumers Internacional vem fortalecer a idéia de que o futuro da cafeicultura está na busca pela sustentabilidade.
Na primeira fase do projeto, os pesquisadores do IAC, Flávia Maria de Melo Bliska, Gérson da Silva Giomo e Sérgio Parreiras Pereira, visitaram 26 fazendas do sul e cerrado de Minas Gerais e da região da Mogiana em São Paulo, destacando suas iniciativas para a diferenciação de seus produtos. A maioria das fazendas visitadas dispõe de certificações internacionais como Rainforest Alliance, Utz Kapeh, Fairtrade Foundation, Brazil Specialty Coffee Association (BSCA), e ainda, cafés orgânicos, com ISO 14000 e ISO 9000 entre outros códigos de conduta.
Foi traçado um perfil das propriedades e quatro fazendas do Sul de Minas foram visitadas pelo grupo internacional, Fazenda Ipanema, em Alfenas, Fazenda Sete Cachoeiras, em Três Pontas, Fazenda São Gabriel, em Machado e a Associação de Pequenos Produtores de Poço Fundo, esta certificada como fair trade. Farão parte do documentário, imagens de uma produção que prima pela qualidade, preocupada com o meio ambiente e com as futuras gerações, que valoriza o trabalhador rural e que possibilita mais qualidade de vida nas pequenas propriedades.
O vídeo e as demais publicações do projeto deverão esclarecer ao consumidor europeu sobre as vantagens de adquirir um café diferenciado e como este consumo sustentável melhora a vida das pessoas no campo. Está na hora do consumidor internacional conhecer a produção brasileira de café que vai além da quantidade de sacas colhidas, com rigorosos padrões sociais e ambientais. Este também é o princípio central do programa de Produção Integrada de Café (PIC), desenvolvido no âmbito do CBP&D/Café, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e administrado pela Embrapa Café.
Jornalista Cibele Aguiar – Mtb 06097
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