Pesquisa feita pela Universidade de Durham, nos EUA, afirma que pessoas que tomam mais de sete doses diárias de café podem ouvir vozes e ver coisas que não existem
ALUCINAÇÕES
Segundo cientistas americanos, se você beber mais de sete destas, pode acabar ouvindo vozes e vendo coisasDa próxima vez, você vai ter um bom motivo para não tomar aquela outra xícara de café. O alto consumo de cafeína pode estar ligado a uma grande tendência a ter alucinações, sugere um estudo da Universidade de Durham, nos Estados Unidos.
De acordo com a pesquisa, pessoas que tomam altas doses de cafeína proveniente de café, chá ou bebidas energéticas têm maior propensão a alucinações, como ouvir vozes e ver coisas que não estão lá.
Os cientistas classificaram na zona de risco aqueles que consomem mais de sete xícaras de café por dia. Quem ultrapassa essa dosagem tem três vezes mais chance de ouvir vozes do que aqueles que consomem cafeína moderadamente.
O principal valor da descoberta, segundo os pesquisadores, é compreender melhor o papel da nutrição em alucinações. O estudo, feito com 200 voluntários, também encontrou maior propensão aos problemas em pessoas muito estressadas. Além dos efeitos já mencionados, alguns participantes relataram a presença de pessoas que já haviam morrido.
A explicação para a correlação entre estresse, cafeína e alucinações é que a substância exacerbaria os efeitos psicológicos do estresse. O responsável seria o hormônio do estresse, chamado cortisol, que é liberado a mais quando as pessoas ingerem cafeína. Seria essa dosagem extra de cortisol a responsável pela tendência à alucinação.
Para Simon Jones, que coordena os estudos, a pesquisa é o primeiro passo para compreender como ocorrem as alucinações é estudar a conexão entre o humor, a alimentação – incluindo aí a cafeína – e a resposta do corpo ao estresse. Segundo Jones, as alucinações não são necessariamente um sinal de disfunção mental e qualquer pessoa pode ter a experiência de ouvir vozes.
Os próprios autores, no entanto, afirmam que mais estudos são necessários para comprovar se o consumo de cafeína, e a nutrição em geral, possa induzir a alucinações.
A cafeína é considerada uma das drogas mais usadas no mundo, e sua superdosagem pode causar intoxicação.