Lote da Fazenda Esperança, do cafeicultor Cícero Viegas Cavalcanti Albuquerque, de Carmo de Minas é o vencedor do Cup of Excellence 2006
O cafeicultor Cícero Viegas Cavalcanti de Albuquerque, da Fazenda Esperança, de Carmo de Minas, município na região Sul de Minas Gerais, foi o campeão do 8o Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence (CoE). A excelência dos lotes esse ano fez com que os seis primeiros colocados recebessem o Prêmio Especial Gold Cup of Excellence, que são aqueles que tiveram nota acima de 90 na avaliação do Júri internacional. Apenas no Cup de 2003 tantos lotes receberam essa premiação especial.
Além de Cícero Viegas, receberam o Gold Cup of Excellence 2006 os cafeicultores Márcio Luiz Bérgamo Fávaro, do Sítio Boa Vista, de Sarutaiá (SP); Guilherme Dias de Castro, da Fazenda Pedra Preta, de Jesuânia, no Sul de Minas (MG); Carlos Sérgio Sanglard, da Fazenda Serra do Boné, de Arapongas, região das Matas de Minas; Francisco Isidro Dias Pereira, da Fazenda Santa Inês, de Carmo de Minas (e primeiro colocado no CoE de 2005), e Francisco de Assis Junqueira Amarante, da Fazenda Boa Vista do Bebedouro, de Guaranésia, também no Sul de Minas.
“A seleção final foi muito difícil, dada a alta qualidade dos lotes inscritos, tanto que a nota de corte foi 84,25”, diz o classificador e provador Sílvio Leite, conselheiro da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), entidade promotora do certame que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da APEX-Brasil, do Ministério do Desenvolvimento.
Ao todo, foram classificados 29 finalistas entre os 54 lotes que durante toda a última semana passaram pelo crivo do Júri Internacional, integrado por 26 jurados e 6 observadores, todos provadores e profissionais de compra de torrefadoras e de lojas de café de diversos países da Europa, do Japão e dos Estados Unidos. Reunidos na Universidade Federal de Viçosa (MG), esses jurados provaram, separadamente, cada um dos cafés, anotando em um formulário, numa escala de 0 a 100, notas para propriedades como corpo, sabor, doçura e grau de acidez. Os cafés foram analisados pelo menos 5 vezes durante o processo de prova. Todas as etapas tiveram auditoria da SGS do Brasil.
O concurso este ano teve 352 lotes inscritos. Destes, 150 foram pré-selecionados e passaram para a etapa do Júri Nacional, também realizada em Viçosa e da qual resultaram os 54 lotes que foram avaliados na fase Internacional. Como prêmio, os 29 vencedores do 8o Concurso de Qualidade Cafés do Brasil ganham a oportunidade exclusiva de participar do leilão Cup of Excellence, realizado pela internet e já agendado para 16 de janeiro de 2007.
Consolidando presença
Fazendo uma avaliação geral, Sílvio Leite destaca três pontos muito positivos resultantes do 8o Concurso de Qualidade Cafés do Brasil. “Em primeiro lugar, o concurso começa efetivamente a identificar não só regiões mas, principalmente, municípios produtores de café de excelente qualidade”. É o caso do vice-campeão, que é de Sarutaiá, município da região paulista de Piraju; de Araponga, nas Matas de Minas, que ficou em quarto lugar, e os três cafés de Piatã, da Chapada Diamantina, na Bahia.
Além das regiões e municípios, Sílvio Leite destaca a constância de muitos dos produtores que participaram do concurso. “Essa presença constante vai escrevendo o histórico de qualidade da fazenda”, diz o conselheiro da BSCA, exemplificando com o campeão deste ano. Os cafés produzidos por Cícero Viegas Cavalcanti e Albuquerque conquistaram o 6o lugar no CoE de 2005; ficaram em 3o lugar no concurso de 2004 e em 2o lugar no de 2003.
Sílvio Leite também comemora o retorno das etapas do júri Nacional e Internacional para dentro das Universidades, assim como ocorria nos primeiros certames. “Isso é ótimo, porque professores e alunos participam diretamente. É uma forma de mostrarmos o resultado, na xícara, de tantas pesquisas e estudos que eles realizam em prol da melhoria da cafeicultura brasileira”.
Para Sílvio Leite, esses oito anos de Concurso também consolidam a metodologia de avaliação sensorial do café, desenvolvida por ele em conjunto com outros classificadores e provadores. “É uma metodologia que está revolucionando o mundo sobre como avaliar a qualidade do café”, diz. “Um trabalho iniciado em 1997, juntamente com George Howell, então consultor do Projeto Café Gourmet, da OIC – Organização Internacional do Café, que veio sendo aprimorado até resultar na folha de provas que utilizamos hoje”. Criado no Brasil em 1999, o CoE foi, a partir de 2003, adotado também por El Salvador, Nicarágua, Honduras, Bolívia e Colômbia. “Em breve será realizado na África”, adianta Sílvio Leite.
Os finalistas:
Produtores que receberam o Prêmio Especial Gold Cup of Excellence®
Lotes que obtiveram notas acima de 90 na avaliação do Júri Internacional, em ordem por colocação
PRODUTOR
PROPRIEDADE
REGIÃO
CIDADE
UF
CÍCERO VIEGAS CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
FAZENDA ESPERANÇA
SUL DE MINAS
CARMO DE MINAS
MG
MARCIO LUIZ BÉRGAMO FÁVARO E OUTRO
SÍTIO BOA VISTA
SÃO PAULO
SARUTAIÁ
SP
GUILHERME DIAS DE CASTRO
FAZENDA PEDRA PRETA
SUL DE MINAS
JESUANIA
MG
CARLOS SÉRGIO SANGLARD
FAZENDA SERRA DO BONÉ
MATAS DE MINAS
ARAPONGA
MG
FRANCISCO ISIDRO DIAS PEREIRA
FAZENDA SANTA INES
SUL DE MINAS
CARMO DE MINAS
MG
FRANCISCO DE ASSIS JUNQUEIRA AMARANTE
FAZENDA BOA VISTA DO BEBEDOURO
SUL DE MINAS
GUARANÉSIA
MG
Produtores que receberam o Prêmio Cup of Excellence®
Em ordem alfabética
PRODUTOR
PROPRIEDADE
REGIÃO
CIDADE
UF
AFONSO FERREIRA
SÍTIO DA CACHOEIRA
MATAS DE MINAS
ARAPONGA
MG
ALESSANDRO MATOS MARTINS
FAZENDA CABAÇO DO TANQUE
CHAPADA DIAMANTINA
PIATÃ
BA
ALUIZIO PEREIRA DE CASTRO
FAZENDA SANTO ANTONIO
SUL DE MINAS
OLIMPIO NORONHA
MG
CÂNDIDO VLADIMIR LADEIRA ROSA
FAZENDA OURO VERDE
CHAPADA DIAMANTINA
PIATÃ
BA
CARLOS ROBERTO DOS SANTOS E OUTRO
SITIO CASTELHANO
SUL DE MINAS
PEDRALVA
MG
CLAUDIO CARNEIRO PINTO
GROTA SAO PEDRO
SUL DE MINAS
CARMO DE MINAS
MG
FRANCISCA INÁCIA DOS REIS OLIVEIRA
SÍTIO VALE DAS COBRAS
SUL DE MINAS
SÃO JOSÉ DO ALEGRE
MG
GABRIEL DE CARVALHO DIAS
FAZENDA CACHOEIRA DA GRAMA
MOGIANA
SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA
SP
ICATU AGROPECUÁRIA LTDA / F. O. LOTUFO
FAZENDA BARREIRO
SUL DE MINAS
POÇOS DE CALDAS
MG
JOSÉ ANTÔNIO NASCIMENTO RIBAS
SÍTIO DAS JABOTICABAS
MATAS DE MINAS
ARAPONGA
MG
JOSE LUIZ RIBEIRO/OU
SITIO REDINHA
SUL DE MINAS
CARMO DE MINAS
MG
JOSÉ MAURO MIRANDA
SÍTIO DOS ESTOUROS
MATAS DE MINAS
ARAPONGA
MG
MANOEL BARBOSA JUNQUEIRA
FAZENDA MARIANO
SUL DE MINAS
POÇOS DE CALDAS
MG
MARIA APARECIDA DIAS DE CASTRO
FAZENDA BAIXA DA PEDRA
SUL DE MINAS
CARMO DE MINAS
MG
MARIANA DE CARVALHO JUNQUEIRA
RANCHO SAO BENEDITO
SUL DE MINAS
DOM VIÇOSO
MG
MAURO BILLI
ESTANCIA FONTE ALTA
SUL DE MINAS
CAMPESTRE
MG
NAZARETH DIA PEREIRA
FAZENDA SERTÃO
SUL DE MINAS
CARMO DE MINAS
MG
PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA E OUTROS
FAZENDA SANTA TEREZINHA
SUL DE MINAS
PARAISÓPOLIS
MG
PEDRO SANTANA MESQUITA
FAZENDA CAFUNDO
CHAPADA DIAMANTINA
PIATÃ
BA
REGINA HELENA MELLO DE CARVALHO DIAS
FAZENDA RAINHA
MOGIANA
SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA
SP
ROBSON VILELA MARTINS
FAZENDA SÃO PEDRO
SUL DE MINAS
CRISTINA
MG
TARCIZIO ALDO ZUGLIANE
FAZENDA SAO FRANCISCO
SUL DE MINAS
CARMO DE MINAS
MG
VINICIUS JOSE CARNEIRO PEREIRA
FAZENDA DO MOINHO
SUL DE MINAS
OLIMPIO NORONHA
MG