Em uma inciativa de valorização do café nacional, competição avaliou amostras de todas as regiões produtoras do país
São Paulo, dezembro de 2015 – Depois de avaliar amostras das principais regiões produtoras do País, a marca NESCAFÉ Dolce Gusto anuncia o grande vencedor do Concurso Colheita Premiada, realizado em parceria com o Ministério da Agricultura e organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). O grande destaque e primeiro lugar da competição foi o café do produtor Flávio Luiz Pequini, da cidade de Coromandel (MG). Cultivado na região do Cerrado Mineiro, o lote inscrito na categoria Arábica via seca, concorreu na fase final com outras 12 amostras, de Minas Gerais e Espírito Santo.
Na categoria Arábica via úmida, o café cultivado no Sul de Minas e inscrito pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), foi o escolhido. Já na categoria Conilon, o vencedor veio da região do Conilon Capixaba, cultivado por produtores de Santa Maria do Jetibá, no Espírito Santo, e que integram a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi). Todos os 13 finalistas do Concurso Colheita Premiada receberam premiações em dinheiro, no valor total de R$ 450 mil.
Durante a seleção, os lotes foram avaliados com base nos parâmetros de qualidade da Nestlé, com acompanhamento da Brazil Specialty Coffee Association (BSCA) e auditoria da Safe Trace.
O anúncio dos vencedores aconteceu durante a cerimônia de inauguração da primeira fábrica de cápsulas NESCAFÉ Dolce Gusto no Brasil, localizada em Montes Claros (MG). O evento contou com a participação do CEO global da Nestlé, Paul Bulcke, e do CEO da Nestlé Brasil, Juan Carlos Marroquín.
Além do prêmio em dinheiro, o grande vencedor do Concurso Colheita Premiada terá 850 sacas de sua produção compradas para a fabricação de uma edição especial de cápsulas NESCAFÉ Dolce Gusto, comercializada a partir de julho de 2016 em todos os países em que a marca está presente. O novo blend será o primeiro exclusivamente brasileiro a integrar a série “cafés do mundo”, que incrementa o portfólio global da marca com dois novos sabores a cada ano. As cápsulas serão produzidas na nova fábrica de NESCAFÉ Dolce Gusto em Montes Claros.
Anunciado em agosto deste ano, o Concurso Colheita Premiada é uma das iniciativas da Nestlé para a valorização e desenvolvimento da cadeia produtiva cafeeira no Brasil. As inscrições foram abertas a produtores de todo o país, com participação individual ou em grupo.
Visando garantir a produção sustentável do café verde no longo prazo e assegurar a qualidade dos produtos Nescafé, a Nestlé também desenvolve no Brasil o NESCAFÉ Plan, um programa global alinhado com a plataforma de Criação de Valor Compartilhado da companhia. Por meio do NESCAFÉ Plan, fornece apoio aos agricultores, com capacitação, treinamento e acompanhamento técnico das propriedades rurais para a implementação das práticas estabelecidas no código 4C (Código Comum da Comunidade Cafeeira), que incluem princípios nas dimensões social, ambiental e econômica. Atualmente, a Nestlé Brasil possui 3 unidades 4C de café Conilon no Brasil, compostas por 1.053 produtores.
Classificação final Concurso Colheita Premiada
Vencedor Ranking Geral
Nome
Cidade/UF
Região
Flávio Luiz Pequini
Coromandel (MG)
Cerrado Mineiro
Categoria “Arábica via seca”
Pos.
Nome
Cidade/UF
Região
1º Flávio Luiz Pequini
Coromandel (MG)
Cerrado Mineiro
2º Osmar Pereira Nunes Junior
Patrocínio (MG)
Cerrado Mineiro
3º Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro
Patrocínio (MG)
Cerrado Mineiro
4º Fazenda São Lourenço
Varjão de Minas (MG)
Cerrado Mineiro
5º Primavera Agronegócio
Angelândia (MG)
Chapada de Minas
Categoria “Arábica via úmida”
1º Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé
Guaxupé (MG)
Sul de Minas
2º Marçal Vilela Vilas Boas
Luminárias (MG)
Sul de Minas
3º Edison Monihara
Ibiá (MG)
Cerrado Mineiro
4º Eduardo Pinheiro Campos
Presidente Olegário (MG)
Cerrado Mineiro
5º Nagipe Viana Klem
Luisburgo (MG)
Matas de Minas
Categoria “Conilon”
1º Cooperativa Agropecuária Centro Serrana
Santa Maria de Jetibá (ES)
Conilon Capixaba
2º Bento Venturim
São Domingos do Norte (ES)
Conilon Capixaba
3º Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
São Gabriel da Palha (ES)
Conilon Capixaba