Combinação de proteínas, fibras, vitaminas e minerais reforçam os benefícios do desjejum
A primeira refeição do dia é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Durante o sono, há um gasto de energia que é suprido pela reserva de nutrientes. Um café da manhã nutricionalmente adequado contribui para a reposição dessa reserva e para a manutenção do peso ideal, além de auxiliar na retomada das atividades diárias com energia, bom humor e disposição física.
O hábito de tomar café da manhã colabora para o controle da glicemia e ajuda a inibir fraquezas, tonturas e desmaios. A falta desta etapa alimentar provoca muitas vezes o excesso nas refeições seguintes, prejudicando o organismo que é forçado a digerir uma quantidade maior de alimentos.
O cardápio ideal de café da manhã deve conter proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Por isso, nutricionistas recomendam para esta refeição alimentos derivados de leite com baixo teor de gorduras, alimentos ricos em vitaminas e minerais e alimentos à base de trigo ou de outros cereais, preferencialmente integrais.
Importância do Cereal Integral
Uma dieta rica em cereais integrais contribui para um maior consumo de vitaminas e minerais. Segundo estudos da Universidade de Barcelona 1, a eficiência do cereal integral está relacionada ao fato de que o grão, nesta categoria de alimento, não passa por processo de retirada do farelo e do gérmen, tendo preservadas todas as propriedades nutricionais do grão.
O cereal integral não apresenta perda de nutrientes – carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais – pois são mantidos íntegros os componentes do grão denominados farelo, endosperma e gérmen (figura).
O farelo (1) é a camada exterior rica em vitaminas do Complexo B, minerais e fibras. Já o endosperma (2) fornece energia e é rico em carboidratos, proteínas e algumas vitaminas do Complexo B. A parte interior do grão, que é o gérmen (3) é rico em vitaminas do Complexo B e minerais. As vitaminas do Complexo B têm importante ação antioxidante atuando na saúde da pele, dos cabelos e do sistema nervoso.
O cereal integral é ainda uma excelente fonte de fibras. De acordo com pesquisas 2,3,4,5, o baixo consumo de fibras pode acarretar problemas de saúde como constipação intestinal, obesidade e doenças cardiovasculares. A Federação Americana de Sociedades de Biologia Experimental – FASEB 6 recomenda que a ingestão diária de fibras seja de 20 a 25g/dia.
A ingestão de fibras apresenta efeitos fisiológicos importantes e positivos como, por exemplo, a permanência do bolo alimentar no estômago, retardando o esvaziamento gástrico e promovendo uma sensação de saciedade por mais tempo. Outra vantagem no consumo das fibras é a redução dos níveis de insulina no sangue, hormônio que estimula o apetite, evitando assim o excesso nas refeições seguintes.
Cereal Matinal Integral
Atenta aos benefícios nutricionais dos cereais integrais, a Nestlé desenvolveu o cereal matinal NESFIT. O produto é uma opção para começar o dia de maneira equilibrada e saudável. Feito à base de três cereais (flocos de trigo integral, arroz e milho), é rico em vitaminas e minerais, tem baixo teor de gorduras, 0% de colesterol e é fonte de fibras, que aumentam a sensação de saciedade, ajudando o organismo a funcionar melhor. Uma porção de 30g de NESFIT, com 125ml de leite desnatado, fornece 25% da Ingestão Diária Recomendada para Adultos (IDR) de cálcio, 26% da IDR de ferro e 25% da IDR de ácido fólico.
Referências Bibliográficas
1. Van den Boom A; Serra-Majem L; Ribas L; Ngo J; Pérez-Rodrigo C; Aranceta J; Fletcher R. The contribution of ready-to-eat cereals to daily nutrient intake and breakfast quality in a Mediterranean setting. Community Nutrition Research Centre, University of Barcelona Science Park, Barcelona, Spain. J Am Coll Nutr; 25(2): 135-43, 2006 Apr.
2. Anderson, J.W. et al. Health benefits and practical aspects of high – fiber diets. Am, J clin Nutr; 59(suppl): 1242S-7s, 1994.
3. Smith B, MS, RD, Andreson J. W., MD. The role of Fiber in the Diabetic Diet. The importance of Dietary FIBRE for Adults. Postgraduate Healthcare, Divison of MRA Publications Inc., and General Mills. Greenwich Ct 1995.
4. Ruoff G., M.D. Fiber and Colon Cancer: Is There a Connection? The Importance for Dietary Fibre for Adults. Postgraduate Healthcare, division of MRA Publications Inc., and General Mills. Greenwich Ct 1995.
5. Journal of The American Dietetic Association – Position of the American Dietetic Association: Health Implications of dietary fiber1 02(7): 993-1000,July 2002.
6. FASEB – Federação Americana de Sociedades de Biologia Experimental www.faseb.org
Comparativos de Cardápios de Café da Manhã
Um café da manhã nutricionalmente equilibrado deve conter um representante de cada grupo alimentar: carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Embora o café da manhã composto de pão francês com margarina e leite seja a opção que a maioria da população brasileira consome, em termos nutricionais existem opções mais adequadas para a primeira refeição, de acordo com nutricionistas.
Na comparação de um Café da Manhã Tradicional com uma refeição composta de cereal matinal NESFIT com leite desnatado e fruta, observamos que com um menor valor calórico, é possível atingir uma oferta maior de ferro, cálcio, fibras e menor ingestão de gorduras, quando se consome o cereal.