A Federação Nacional de Produtores de Café da Colômbia, ou Fedecafe, abriu na última segunda-feira o período de registro para exportações a serem embarcadas a partir de abril de 2010, informou uma autoridade do órgão. A abertura do período de registro ficou em linha com os regulamentos da Fedecafe, que define a pré notificação de entregas cerca de três meses depois do embarque.
Contudo, a data pode variar de acordo com o dia da semana no qual o mês começa e com os feriados locais. A Colômbia é o principal produtor mundial de grão arábica lavado e o terceiro maior de café em geral depois do Brasil e do Vietnã, com uma produção em torno de 11,5 milhões a 12,5 milhões de sacas em um ciclo regular com condições climáticas normais. Todas as exportações do país precisam ser registradas junto à Fedecafe antes do embarque físico.
Sem a licença emitida pela federação, o produto não é autorizado a sair dos portos. A Fedecafe contabiliza quase 30% das exportações totais de café da Colômbia, enquanto tradings e exportadores privados respondem pelo restante. As informações são da Dow Jones.