Café: Cuba projeta aumentar produção em 25% na safra 2010/11
A safra de café de 2010/2011 começou em Cuba e a expectativa é que a produção possa aumentar entre 20% e 25% em relação ao ano passado, quando o país colheu uma de suas safras mais baixas em toda a história. \”Ainda não concluímos o processo de estimativa, mas aspiramos ter um aumento de, pelo menos, 1,2 mil toneladas de café\”, destacou Ramón Fómeta Ordúñez, engenheiro agrônomo e vice-ministro da Agricultura do país.
Ele apontou que esse aumento vai se dar, fundamentalmente, nas províncias de Santiago de Cuba e Guantánamo, justamente as duas maiores produtoras do país, juntamente com Holguín. \”O nosso propósito é que nesta temporada possamos começar o processo de recuperação da produção cubana de café\”, disse.
A última safra obrigou a ilha a importar 18 mil toneladas para satisfazer a demanda interna, justamente em um período de preços altos, o que fez com que a nação tivesse de desembolsar cerca de 45 milhões de dólares.
No último dia 28 de julho, a Comissão Agroalimentar da Assembleia Nacional do Poder Popular propôs dedicar esses recursos para o desenvolvimento do setor, enquanto a produção local se recupera. O primeiro passo foi dado, com o governo decretando um aumento no preço de compra junto aos produtores.