SAFRAS (20) – A demanda pelo café nos mercados desenvolvidos – incluindo Estados Unidos – e Canadá deverá crescer entre dois a três por cento no próximo ano, e a expansão será ainda maior nos países emergentes, disse o estrategista em mercados globais de bebidas do Rabobank, Ross Colbert.
Até ontem, as cotações futuras do café em Nova York haviam subido 66 por cento no ano, para US$ 1,835 por libra-peso, depois que uma estiagem no primeiro trimestre afetou as regiões produtoras do Brasil. Combinados com essas perdas, os ganhos no consumo devem levar as cotações para mais de US$ 2,00 por libra ainda neste ano, apontou Colbert.
A melhora da qualidade do café em restaurantes “fast-food” e em cadeias de cafeterias estão puxando o crescimento do consumo da bebida. Ainda, uma nova cultura do café em países onde os consumidores historicamente bebem chá, incluindo a India, Indonésia e a China, está atraindo novos consumidores. A demanda para o café aumenta em um momento onde é consenso que a produção será significativamente menor em 2014/15. As informações partem da Bloomberg.