Agência SAFRAS / ABIC – 03-02-2015- 17:26:46
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), maior cooperativa de café do Brasil e do mundo, deve ter uma colheita em sua área de atuação de 3,8 milhões de sacas de 60 quilos este ano.
A safra foi duramente prejudicada pela falta de chuvas em 2014, informou o diretor da Cooxupé, Lúcio Dias.
A notícia parte da Bloomberg.
Segundo Dias, o número é 14% menor que a estimativa anterior, que era de 4,4 milhões de sacas. Ele indicou que a Cooxupé terá de buscar no mercado, de outras cooperativas, 1,2 milhão de sacas para cumprir compromissos comerciais.
Lúcio Dias afirmou que a situação atual é bem diferente da de 2014.
Enquanto em 2014 os prejuízos ficaram com partes do sul de Minas Gerais, este ano a seca atinge outros estados, como a Bahia, cerrado e o Espírito Santo, prejudicando tanto as lavouras de arábica quanto de robusta.
Ele disse ainda que os cooperados não tem estoques significativos, já que a demanda foi muito forte ano passado e os produtores acabaram usando os estoques que tinham para compensar a safra menor de 2014.
“Em novembro ou dezembro deste ano, a situação de oferta vai ser muito apertada, e provavelmente a falta de chuvas vai afetar também a safra do próximo ano”, advertiu Lúcio Dias.