Café contribui para “vender” Rondônia no setor turístico

A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) defende que o café seja uma “marca” na hora de “vender” externamente a imagem de Rondônia. Neste sentido, o superintendente Júlio Olivar iniciou uma agenda na tarde de terça-feira, 21, com o empresário Bruno Assis Júnior, na sede da Amazônia Coffee, em Porto Velho.



Rondônia é o maior produtor de café da Amazônia e o quinto no ranking nacional. Atualmente, é o segundo maior produtor de café robusta do Brasil, com uma produção de aproximadamente 1,8 milhões de sacas/ano.


A Setur visa vincular este potencial econômico ao propósito turístico do estado. O produto pode contribuir para o desenvolvimento turístico e o resgate histórico-cultural da identidade do café, atraindo a curiosidade dos apreciadores sobre Rondônia.


O município de Rolim de Moura, na Zona da Mata, é hoje o maior produtor de café do estado. Mas, vários municípios do estado têm se destacado. De modo geral, o cultivo do café robusta em Rondônia é feito em pequenas áreas, com baixo nível tecnológico e grande aproveitamento de mão-de-obra familiar. Cerca de 90% da área cafeeira são plantados com a espécie robusta. Em Vilhena, entretanto, existem algumas plantações com a espécie arábica.


A rota da região cafeeira do estado também é rica em belezas naturais e marcos importantes para a história de Rondônia. As próprias propriedades podem se converter em pontos de visitação, como corre em outros estados. Além disso, o varejo de café tem se aprimorado com espaços atraentes e que agregam valor à gastronomia local. 


Empreendedor do mercado cafeeiro e pioneiro a difundir o café de Rondônia, Bruno Assis Júnior instituiu a marca “Amazônia Coffee”, nascida na cidade de Cacoal; hoje, é considerado o primeiro café gourmet da região Norte.


O café rondoniense foi destaque internacional durante a Semana Internacional do Café, realizada na sede da Expominas, em Belo Horizonte (MG), em 2015. A bebida atraiu a atenção de críticos e visitantes, desta forma elevando o nome de Rondônia que, em curto espaço de tempo, tem se tornado referência no segmento.


A Setur agora estuda juntamente com o empresário uma forma de associar o produto ao turismo de Rondônia. O start é apoiar o 1o Concurso de Qualidade do Café de Rondônia que será realizado em setembro próximo. Outras medidas: propor estratégias de marketing mais arrojadas, incluindo até a concepção de um selo que acentue que o produto é historicamente vinculado à ocupação do estado e que, hoje, apresenta valores e qualidade singulares.


Fonte: rondoniadinamica.com

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