O café brasileiro vai passar por um novo processo de identificação e qualificação dos grãos e do produto moído. Portaria publicada hoje pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura abre consulta pública sobre o regulamento técnico com as novas regras. As medidas para estabelecer um padrão oficial de qualidade levam em consideração o café verde ou torrado e incluem o produto descafeinado. Aroma, fragrância, viscosidade e acidez estão entre as características que podem ser avaliadas.
“O regulamento tem como objetivo definir o padrão oficial de café torrado em grão e do café torrado e moído, com os requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem, os aspectos referentes à classificação do produto”, explica o texto publicado no Diário Oficial da União.
As opiniões com fundamentações técnicas sobre o projeto devem ser encaminhadas ao Ministério da Agricultura em até 60 dias. O consumo per capita de café no Brasil chegou ao 74 litros por ano em 2007, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). O índice é próximo ao constatado na Alemanha e Itália, que estão entre os maiores países consumidores. O mercado nacional corresponde a 14% da demanda mundial. A última safra nacional foi de 33,7 milhões de sacas.