SAFRAS (01) – Segundo informações de agência internacionais, o consumo de café permaneceu estável nos Estados Unidos este ano, apesar da crise econômica mundial, o que ajudou os produtores da Costa Rica a abrandarem um período de dificuldades.
Ante a crise, era de se esperar uma redução na demanda da bebida nos principais mercados do café costarriquenho, mas a Associação Nacional do Café dos Estados Unidos (NCA, na sigla em inglês) revelou que não foram apresentadas, este ano, variáveis nesse sentido.
Em sondagem telefônica, realizada entre janeiro e fevereiro de 2009, a NCA apurou que 49% dos entrevistados disseram consumir café diariamente, percentual idêntico ao registrado no ano passado.
Ainda nessa pesquisa, a Associação constatou que a média de taças de café consumidas diariamente foi mantida em 3,3 por pessoa. A NCA explicou que aumentar a média de xícaras consumidas por dia é muito difícil, uma vez que isso não ocorrerá sem que se eleve o número de consumidores da bebida no país. As informações partem do Coffee Break.
(LR)