Brasília, 21 – Além de avaliar regularmente a produção interna de café, grãos e cana-de-açúcar, os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) poderão, no curto prazo, também estimar a safra colombiana de café e projetar a produção de grãos nos demais países da América do Sul. A informação é do presidente da estatal, Jacinto Ferreira.
Ele disse que os acordos que permitirão ao Brasil fazer esse tipo de avaliação estão sendo discutido pelo Ministério das Relações Exteriores. No caso do café, Ferreira disse que a metodologia adotada pela Conab para fazer a avaliação tem sido apresentada “com sucesso” nas reuniões da Organização Internacional do Café (OIC), que acontecem pelo menos uma vez por ano em Londres.
Nessas reuniões, os colombianos manifestaram interesse em fechar um acordo com o Brasil que valeria para estimar a safra e também os estoques, trabalhos que já são feitos no Brasil. “A técnica colombiana é muito rudimentar”, completou Ferreira. Técnicos da Conab reúnem até amanhã (22), em Brasília, com representantes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para discutir as metodologias aplicadas para estimativas de safra.