CAFÉ: COMERCIALIZAÇÃO NO SUL DE MG ESTÁ EM 60% DA SAFRA 2009

18 de novembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Por Lessandro Carvalho / lessandro@safras.com.br

SAFRAS (18) – A comercialização de café no sul de Minas Gerais segue muito calma neste mês de novembro. Os produtores seguraram a oferta de grãos de qualidade aguardando as definições mais claras quanto à operacionalização da entrega de cafés ao governo relativos aos contratos de opção de venda. E estão exercendo as opções com os preços muito vantajosos (acima de R$ 300,00 a saca) do que os praticados no mercado. As informações partem de fonte da área de comercialização de uma cooperativa que atua no sul-mineiro, que falou à Agência SAFRAS. A fonte estima que 60% da safra 2009 foi já comercializada no sul de
Minas Gerais. 

Além do preço mais alto garantido, a oferta de grãos de qualidade superior é bem escassa este ano especialmente, que é de baixo ciclo produtivo e ainda de problemas com a qualidade diante de dificuldades com o clima. Assim, o produtor segura a oferta tanto para conseguir entregar o café relativo às opções quanto aguardando preços mais altos adiante no mercado.

Segundo a fonte, o governo está rígido quanto ao padrão de qualidade dos cafés, mas os produtores estão conseguindo entregar, com auxílio das cooperativas. A mudança na regra que indicava pagamento direto aos produtores para agora pagamento relativo aos contratos de opção para as cooperativas, que então distribuem aos produtores, também trouxe facilidade à operacionalização de todo o processo. (LC)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.