Com poder antioxidante seis vezes superior ao chá-verde, o café é o mais novo destaque entre as novas soluções em combate ao envelhecimento. Pesquisas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostram que o café verde é o mais potente antioxidante de origem vegetal existente no mercado. Além disso, os polifenóis – ácidos ferúlico, clorogênico, caféico e químico – presentes no café verde auxiliam a inibição das colagenases, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.
Colhido quando ainda está verde, o café é submetido a um refinamento, transformado em óleo e finalmente resulta numa fórmula que pode ser utilizada em cremes, produtos de beleza e até itens para tratamento capilar. Sim, o café verde também é um poderoso aliado no tratamento de queda de cabelos.
Segundo a Dra. Simone Sotto Mayor, Médica Dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, tamanha é a quantidade de benefícios que o café verde possui, que em apenas num grão, há 19 minerais, 17 aminoácidos e 3 vitaminas. E o Brasil é hoje o grande exportador do produto (na forma de óleo) para grandes marcas de cosméticos da Europa. Vale ressaltar que o café verde é certificado como produto orgânico.
Este “ouro verde” possui ainda propriedades antioxidantes, extremamente eficazes na prevenção e no tratamento do fotoenvelhecimento cutâneo, graças à grande concentração de ômega 6 em sua composição. Além disso, contém flavonóides, que protegem a pele dos efeitos da radiação ultravioleta.. Para completar, a cafeína ainda dá uma força no combate às rugas, celulite e até gordura localizada.
“Alguns produtos elaborados a partir do café verde se destacam por conter ativos antiaging selecionados. Eles reduzem a aparência de rugas finas e linhas de expressão, suavizam a textura da pele, atenuam os danos oxidativos causados pela produção de radicais livres e oferecem maior proteção a fatores externos, como poluição, calor, sol e vento”, explica Dra Simone. ( Altair Albuquerque – MTb 17.291).
O grão de café (café verde) possui além de uma grande variedade de minerais como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), Cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd); aminoácidos como alanina, arginina, dentre outros.