Com sabor exótico e uma combinação pouco provável, o café com laranja servido aos visitantes japoneses pela barista Eliana Relvas, do Sindcafesp (Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo), no bar montado especialmente para a degustação da bebida, está sendo um dos destaques do estande brasileiro na FOODEX JAPAN 2006 – Feira Internacional de Alimentos e Bebidas -, que acontece nesta semana, no Centro de Convenções Makuhari Messe, na província de Chiba, no Japão, região metropolitana de Tóquio.
O estande brasileiro, que completa 19 anos de participação na feira, conta com 26 empresas e está sendo promovido e coordenado pela APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), sendo operacionalizada pela Consultoria Bäumle, especializada em organização de feiras.
O evento geral tem a participação de 2.475 empresas expositoras, sendo 1.797 de companhias estrangeiras e 678 japonesas. Ao todo, 79 países estão representados no evento, acomodados em 3.409 estandes.
A expectativa dos organizadores é receber mais de 90 mil visitantes dos cinco continentes, em sua maioria profissionais das áreas de alimentação. Em 2005, a feira contou com a participação de 2.262 expositores, provenientes de 76 países, que apresentaram seus produtos a 92.442 profissionais da indústria da alimentação. O Brasil tem a expectativa de superar os US$ 6,26 milhões em negócios concretizados durante os 12 meses seguintes ao evento no ano passado.