12/08/2009 – Os trabalhos de colheita da nova safra de café continuam avançando na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais, agora com a ajuda do clima quente e seco. Estima-se que a colheita já atinge 90%.
Segundo o gerente de comercialização da cooperativa, Paulo Tavares, “o clima melhor, com sol um pouco mais sol vai ajudando nos trabalhos de secagem dos grãos”. Porém, aqueles cafés prejudicados pelas chuvas do mês passado continuam chegando à cooperativa.
“Estamos nos surpreendendo”, afirmou Tavares, “é só na degustação, com as xícaras riada e rio, que a perda de qualidade está aparecendo”. “Agora temos que esperar pra ver se a qualidade vai se manter ruim ou se grãos melhores, colhidos após as chuvas, aparecerão”, completou o gerente de comercialização da Copercafé. A comercialização por outro lado, esboçou alguma melhora na última semana.
“O produtor tem mais necessidade de vender agora, para pagar financiamentos e outros compromissos”, disse Tavares.
Com isso, um volume maior de negócios foi registrado nesta semana. Estima-se que, do total já colhidos da safra 2009, cerca de 40% foram negociados, enquanto menos de 1% do café colhido na safra passada ainda não foi vendido. (LR)