15/07/2009 – Os trabalhos de colheita da nova safra de café continuam avançando na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais.
As chuvas que incidiram na semana passada pararam, e o clima já ajuda na apanha. Segundo o gerente de comercialização da Cooperativa, Paulo Tavares, estima-se que a colheita já atinge 68%.
“As chuvas prejudicaram um pouco os grãos. Alguns lotes chegaram na cooperativa alterados. Mas não mudou muito a expectativa para esta safra.
Temos grãos melhores, e isso vai suavizando as perdas com esses café de menor qualidade” afirmou Travares.
A expectativa é que a safra repita o desempenho do ciclo anterior (2008), quando foram colhidas entre 800 e 850 mil sacas na região. Os negócios na região, por outro lado, continuam lentos nesta semana.
“A nossa orientação é que os produtores segurem o café e esperem a recuperação dos preços”, disse Tavares. “Vamos esperar o leilão de opções do Governo, e ver se terá uma repercussão positiva no mercado”, completou.
Estima-se que, do total já colhidos da safra 2009, cerca de 24% foram negociados, enquanto menos de 1% do café colhido na safra passada ainda não foi vendido. (LR)